De olho em duelo da Copa do Brasil, Neo Química Arena inicia recuperação do gramado após jogo da NFL | OneFootball

De olho em duelo da Copa do Brasil, Neo Química Arena inicia recuperação do gramado após jogo da NFL | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·7 de septiembre de 2025

De olho em duelo da Copa do Brasil, Neo Química Arena inicia recuperação do gramado após jogo da NFL

Imagen del artículo:De olho em duelo da Copa do Brasil, Neo Química Arena inicia recuperação do gramado após jogo da NFL
  1. Por Henrique Pereira / Redação da Central do Timão

Poucos minutos após o apito final do duelo entre Kansas City Chiefs e Los Angeles Chargers, pelo NFL Game realizado em São Paulo, a equipe da Neo Química Arena iniciou rapidamente a desmontagem das estruturas utilizadas no evento e deu início ao protocolo de recuperação do gramado.

A administração do estádio garante que o campo estará em plenas condições para o próximo compromisso do Corinthians, marcado para a quarta-feira, 10, contra o Athletico-PR, pela Copa do Brasil.


OneFootball Videos


Imagen del artículo:De olho em duelo da Copa do Brasil, Neo Química Arena inicia recuperação do gramado após jogo da NFL

Foto: Vinícius Alves/ Agência Corinthians

O engenheiro agrônomo João Paulo de Abreu, responsável pelo cuidado do gramado, explicou em entrevista ao Lance! o passo a passo do processo que será realizado ao longo dos cinco dias de preparação. A primeira etapa consiste na passagem de um carro que escova a grama, retirando os tufos acumulados durante o jogo da NFL e levantando o gramado para facilitar a fase seguinte, que é o corte.

“O corte ajuda a tirar as marcas claras e escuras colocadas nesse campo de futebol americano e também nos ajuda fazer as marcações do futebol padrão. O processo vai durar a noite toda hoje e vamos seguir trabalhando até quarta-feira, quando acontece o próximo jogo do Corinthians”, explicou o especialista.

“Vamos iniciar na sequência o processo de apagar a tinta da grama e apagar a marcação do campo de futebol americano. A gente começa a retirada dessa marca com um wap (limpeza com jato pressurizado água), mas também usamos esfregão, água corrente… tudo isso para tirar o máximo possível. Ficando uma parte, a gente passa um corante verde por cima”, completou João Paulo.

Além disso, produtos específicos para o fortalecimento da grama serão aplicados nos próximos dias, em paralelo aos cuidados tradicionais, como irrigação e iluminação natural e artificial, para garantir a melhor condição possível para a partida do Timão.

Diferente do que ocorreu em 2024, quando o gramado da arena foi alvo de críticas por parte de jogadores de Eagles e Packers, além de dirigentes e veículos da mídia norte-americana, desta vez a avaliação foi bastante positiva. Astros da NFL, como Patrick Mahomes e Chris Jones, além do técnico dos Chargers, Jim Harbaugh, elogiaram a qualidade do campo.

A mudança no cenário se deve à adoção de medidas recomendadas pela própria NFL, que levou em consideração as críticas feitas na última temporada. Um dos principais ajustes foi no controle da irrigação do gramado, com a administração passando a monitorar com mais rigor o tempo e a frequência em que a grama é molhada.

O Diretor de Gramados da NFL, Nick Pappas, trabalhou diretamente com a equipe brasileira, fornecendo orientações para que o estádio atingisse o padrão ideal exigido para as equipes norte-americanas.

Veja mais:

Imagen del artículo:De olho em duelo da Copa do Brasil, Neo Química Arena inicia recuperação do gramado após jogo da NFL

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50

Ver detalles de la publicación