
Palmeiras Online
·8 de octubre de 2025
Deputado flamenguista convoca VAR de São Paulo x Palmeiras para ‘esclarecimentos’; assista

In partnership with
Yahoo sportsPalmeiras Online
·8 de octubre de 2025
O deputado federal Júlio Lopes (PP), que é torcedor declarado do Flamengo, convocou o árbitro Ilbert Estevam da Silva (SP), responsável pelo VAR no Choque-Rei de domingo (5 de outubro), para prestar esclarecimentos sobre as análises dos lances mais polêmicos do clássico. A partida terminou com uma vitória épica do Palmeiras, de virada, por 3 a 2, sobre o São Paulo, pela 27ª rodada do Brasileirão Série A.
Além disso, Julio Lopes cobrou o presidente da CBF, Samir Xaud, que disponibilize os áudios do VAR, sob a justificativa de que “algo estranho” acontece. A postura do deputado flamenguista acontece na sequência de o diretor de futebol do Flamengo, José Boto, sugerir que o Palmeiras estaria sendo beneficiado para vencer o Brasileirão Série A.
“Futebol é nossa paixão nacional, mas também precisa de transparência! Pedi ao Presidente da CBF a liberação do áudio do VAR do jogo entre São Paulo e Palmeiras no último fim de semana e vou enviar à Comissão de Esportes da Câmara um ofício para que convoquem o árbitro para dar esclarecimentos sobre a atuação na partida. O torcedor merece respeito e clareza nas decisões que impactam diretamente o resultado”, afirmou Julio Lopes, em publicação nas redes sociais, nesta terça-feira (7 de outubro).
A CBF não tem a obrigação de divulgar os áudios do VAR do clássico, pois o protocolo da entidade indica só são liberados os arquivos os lances que foram analisados pelo árbitro de campo no monitor do VAR. Como Ramon Abatti Abel, árbitro do clássico, não revisou nenhum lance no monitor, nenhuma análise tem de ser divulgada, mesmo aquelas que geraram polêmicas.
Os clubes, porém, pode entrar com solicitação para ouvir as gravações, pedido que é analisado caso a caso pela CBF.
Apesar de o São Paulo alegar ter sido prejudico pela não marcação de um suposto pênalti e a ausência de um cartão vermelho em um lance envolvendo Andreas Pereira, o Palmeiras também reclama de quatro lances que considera capitais no Choque-Rei.
Nesse sentido, o Verdão reclama de lances em que Bobadilla e Alan Franco deveriam ter sido expulsos, de uma falta no lance do segundo gol do São Paulo e de um possível pênalti em Gustavo Gómez.
Os árbitros Ramon Abatti Abel e Ilbert Estevam da Silva, que atuaram no clássico entre Palmeiras e São Paulo, foram afastados pela CBF. Os dois passarão por reciclagem.
Os dois times reclamaram da atuação da arbitragem no jogo, com o principal lance sendo reclamado pelo Tricolor por um um possível pênalti não marcado para os donos da casa. No lance, Allan sofreu um escorregão dentro da área e derrubou Tapia.