MundoBola Flamengo
·13 de septiembre de 2025
Destaques e estatísticas: como chega o Juventude para enfrentar Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·13 de septiembre de 2025
O Flamengo reencontra o Juventude neste domingo (14), às 16h, no Alfredo Jaconi, pela 23ª rodada do Brasileirão. Uma vitória vale manter a vantagem na liderança e encerrar um longo tabu contra o rival. Do outro lado, no entanto, está um time gaúcho que tenta evitar uma nova queda brusca de desempenho após encarar o Mengão.
O Flamengo lidera o Brasileirão com 47 pontos e busca manter a vantagem de três pontos na ponta da tabela. Vencer o Juventude no Alfredo Jaconi garante pelo menos a manutenção da distância. Mas, em caso de tropeços de Cruzeiro e Palmeiras, a diferença pode subir para até seis pontos.
A briga do Juventude está na outra ponta da tabela neste momento. O clube gaúcho ocupa a 18º posição, com 21 pontos, e tenta sair da zona do rebaixamento contra o Rubro-Negro. Esperança alimentada pelos bons resultados recentes sob o comando de Thiago Carpini.
Carpini é o terceiro técnico do Juventude na temporada, vaga que antes foi de Fábio Matias e Claudio Tencati. O início é promissor, com três vitórias, um empate e apenas uma derrota em cinco partidas. A equipe ainda ocupa o Z4, mas o cenário de um ponto para deixar a zona é uma melhora considerável para as últimas rodadas.
Dois desses triunfos foram em casa, sobre Corinthians e Vasco, e a outra vitória foi na casa do Ceará. A equipe empatou com o Vitória, e a uníca derrota foi para o Botafogo no Alfredo Jaconi. Uma sequência que o time apresentou bons resultados e um estilo de jogo característico de Thiago Carpini.
O Juventude é uma equipe que vai enfrentar o Flamengo focada em uma marcação intensa. A tendência é um time com pouca posse de bola, linhas compactas na defesa e tentativas de contra-ataque para ameaçar o gol rubro-negro. Algo que o Fla já enfrentou muitas vezes no campeonato.
A goleada de 6 a 0 no Maracanã, porém, mudou completamente esse cenário. Foram apenas cinco pontos conquistados dos 36 disputados na sequência (12 rodadas), com uma vitória, dois empates e nove derrotas. O time despencou até a 19ª posição e passou a lutar contra o rebaixamento.
O período negativo custou o cargo de Fábio Matias. Ele foi substituído por Claudio Tencati, que durou apenas sete jogos no comando. Foi então que Thiago Carpini foi contratado com a missão de reconstruir confiança em meio ao ambiente totalmente abalado.
A lembrança da goleada, contudo, torna o duelo deste domingo um risco para o crescimento. O Flamengo lidera a competição com vantagem e tem o ataque mais eficiente de todo o campeonato. Repetir a força de abril pode representar nova queda livre para os gaúchos.
O artilheiro do Juventude na temporada é o colombiano Emerson Batalla, com sete tentos. Mas o atacante vai desfalcar a equipe por suspensão. Assim, dos atletas à disposição, o principal goleador é o centroavante Gabriel Taliari.
Nenê é o líder em assistências, com passes para gol, mas é possível que comece no banco de reservas. O meia de 44 anos é titular na maioria dos jogos em casa. Contudo, o confronto com o Mengão tende a exigir uma formação focada na intensidade.
A ausência de Batalla é a que mais preocupa Thiago Carpini. A tendência é o lateral Igor Formiga ganhar espaço mais avançado no lado direito, repetindo estratégia utilizada contra Vitória e Ceará. Uma opção que indica foco na marcação intensa e linhas compactas para evitar o poderio ofensivo rubro-negro.
Outra opção do treinador, no entanto, é apostar em mudanças de esquema. Existe chance de Nenê começar de titular no meio-campo e, dessa forma, Igor Formiga ganharia a concorrência de Veron pela vaga do lado direito. Ênio é a opção com características mais similares a Batalla, mas corre por fora.
O provável time do Juventude para encarar o Flamengo é: Jandrei; Reginaldo, Luan Freitas, Wilker Ángel e Marcelo Hermes (Alan Ruschel); Caíque, Jadson e Mandaca; Igor Formiga (Veron), Veron (Nenê) e Taliari.