Do céu ao inferno: vencedor da Taça da Chéquia despromovido por corrupção | OneFootball

Do céu ao inferno: vencedor da Taça da Chéquia despromovido por corrupção | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·16 de junio de 2026

Do céu ao inferno: vencedor da Taça da Chéquia despromovido por corrupção

Imagen del artículo:Do céu ao inferno: vencedor da Taça da Chéquia despromovido por corrupção

O MKF Karviná, emblema checo que venceu a Taça no passado mês de maio, ficou a conhecer esta segunda-feira a decisão tomada pela comissão de ética da Federação Checa de Futebol (FACR) relativamente ao caso de corrupção em que se viu envolvido em 2024.

O clube, que é propriedade do município de Karviná, foi condenada a uma multa de 413 mil euros e à despromoção direta de divisão. Em causa está um suposto suborno praticado por Jan Wolf, autarca que presidia o município.


OneFootball Videos


De acordo com as informações disponibilizadas pela FACR, dois árbitros foram pagos para influenciar o resultado de um encontro do campeonato nacional de 2024. Na mesma temporada, dois jogadores também terão sido corrompidos em dois jogos dos playoffs de manutenção. 

Jan Wolf foi afastado de todas as atividades futebolísticas num período de 12 anos e ainda condenado a pagar 124 mil euros de multa. 

Os checos, ao garantirem o primeiro triunfo na Taça da Chéquia, numa vitória frente ao FK Jablonec por 1-3, garantiram a presença na próxima edição dos playoffs da Liga Europa, ficam agora em risco de não participar e dependentes do parecer da UEFA. 

 «O clube está a ser punido pelas ações de uma pessoa que não o representava na época. Considerando a severidade da penalidade imposta e a convicção de que existem razões para a revisão da decisão, o clube exercerá o seu direito de apresentar um recurso junto ao Comitê de Apelações da FACR», confirmou a equipa em comunicado.

Ver detalles de la publicación