Dupla de zagueiros é preterida por Dorival Júnior em últimos jogos do Corinthians | OneFootball

Dupla de zagueiros é preterida por Dorival Júnior em últimos jogos do Corinthians | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·23 de septiembre de 2025

Dupla de zagueiros é preterida por Dorival Júnior em últimos jogos do Corinthians

Imagen del artículo:Dupla de zagueiros é preterida por Dorival Júnior em últimos jogos do Corinthians
  1. Por Daniel Keppler / Redação da Central do Timão

Durante toda a atual temporada, o Corinthians tem sofrendo com uma séria instabilidade no elenco, impedindo os treinadores de repetir escalações devido a lesões e suspensões no elenco. No entanto, nas últimas semanas, um padrão vem se repetindo na defesa alvinegra: a quase ausência de minutos para Cacá e Félix Torres, seja iniciando jogos como titulares, seja entrando durante as partidas.

A minutagem de ambos reflete essa ausência: de acordo com levantamento da Central do Timão, os dois defensores, juntos, estiveram em campo por apenas 87 minutos nas últimas nove partidas do Corinthians, sendo 55 minutos de Cacá e 32 minutos de Félix Torres. Além disso, 82% deste tempo (71 minutos) ocorreu em apenas um jogo: a vitória por 1 x 0 sobre o Athletico-PR pela Copa do Brasil.


OneFootball Videos


Imagen del artículo:Dupla de zagueiros é preterida por Dorival Júnior em últimos jogos do Corinthians

Por outro lado, em seis jogos desta série recente, ambos não somaram um minuto sequer em campo, permanecendo no banco de reservas. Até mesmo João Pedro Tchoca atuou mais no período, somando 119 minutos – 90 dos quais na vitória do Timão por 2 x 0 contra o Athletico-PR pela Copa do Brasil, na qual foi titular – em mais um sinal da perda de espaço de Cacá e Félix Torres com Dorival Júnior.

A situação, no entanto, não representa um mesmo nível de mudança de status para ambos os atletas, já que Félix Torres, por exemplo, nunca teve uma alta minutagem com o atual treinador corinthiano. Nos 27 jogos sob seu comando, o equatoriano somou apenas 458 minutos, dos quais 327 minutos na condição de lateral-direito improvisado e somente 131 minutos na sua posição de ofício.

Por outro lado, a minutagem recente de Cacá representa uma clara mudança em relação ao início de trabalho de Dorival. Isso pois, enquanto Gustavo Henrique estava lesionado, era Cacá o escolhido pelo treinador para compor a dupla de zaga alvinegra com André Ramalho – tal dupla atuou junta em nove dos 12 jogos do Corinthians nos quais Gustavo Henrique estava indisponível devido a alguma lesão ou fadiga muscular, repetindo-se pela última vez no empate em 1 x 1 diante do Fortaleza, onde o Timão poupou titulares.

Com o retorno de Gustavo Henrique, o atleta assumiu lugar no time titular substituindo Cacá, e não saiu mais, compondo a dupla de zaga titular do Corinthians com André Ramalho em nada menos que dez dos últimos 13 jogos da equipe. Além da partida contra o Fortaleza, as outras exceções ocorreram no empate em 1 x 1 contra o Botafogo (outro jogo com time misto) e na vitória por 2 x 0 sobre o Athletico-PR pela Copa do Brasil, devido a uma virose que tirou André Ramalho até mesmo do banco de reservas.

Em relação ao desempenho, curiosamente, não há diferenças perceptíveis. Nos dez jogos com a dupla Gustavo Henrique e André Ramalho, o Corinthians venceu cinco jogos, empatou dois e perdeu três, marcando 11 gols e sofrendo nove, anotando um aproveitamento de 56,7% dos pontos e média de 0,9 gols sofridos por jogo.

Vale destacar que, nesta sequência, estão inclusos os dois Derbys vencidos pelo Timão na Copa do Brasil com o placar agregado de 3 x 0, além de quatro vitórias fora de casa. De negativo, porém, é importante apontar o desempenho na Neo Química Arena, onde o Alvinegro conquistou apenas quatro dos 12 pontos disputados com a dupla na defesa.

Por sua vez, nos 11 jogos onde a dupla titular da zaga corinthiana foi Cacá e André Ramalho, o time venceu cinco vezes, empatou quatro e perdeu duas, marcando 11 gols e sofrendo sete, registrando assim um aproveitamento de 57,6% dos pontos e média de 0,6 gols sofridos por jogo – índice consideravelmente melhor.

Vale destacar a invencibilidade da dupla na Neo Química Arena, onde o time registrou quatro vitórias e dois empates nos seis jogos onde a defesa foi formada pelos dois atletas. No entanto, também foi nesta sequência que o Corinthians anotou apenas um ponto contra América de Cali-COL e Huracán-ARG, em desempenho que selou a eliminação da equipe ainda na fase de grupos da Sul-Americana, assim como a derrota para o São Paulo por 2 x 0 no Brasileirão.

Nos outros seis jogos sob o comando de Dorival, o Corinthians alternou a dupla de zaga. Dois deles foram disputados com Cacá e Tchoca (1 x 1 contra Botafogo e 0 x 0 contra Atlético-MG), um com Gustavo Henrique e Tchoca (2 x 0 contra Athletico-PR), um com Gustavo Henrique e Cacá (1 x 2 contra Red Bull Bragantino), um com Cacá e Félix Torres (1 x 2 contra Mirassol) e, por fim, um com André Ramalho e Tchoca (1 x 0 contra Racing-URU).

Veja mais:

Imagen del artículo:Dupla de zagueiros é preterida por Dorival Júnior em últimos jogos do Corinthians

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50

Ver detalles de la publicación