MundoBola Flamengo
·2 de noviembre de 2025
Edema ósseo: entenda lesão de Carrascal e tempo de recuperação

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·2 de noviembre de 2025

Ainda no primeiro tempo de Flamengo x Sport, neste sábado (1º), Carrascal foi substituído com dores na costela. Na madrugada de domingo (2), o meia passou por exames e acabou sendo detectado um edema ósseo na região. Em nota, o Rubro-Negro disse que não houve fratura e o atleta já iniciou o tratamento necessário.
Após mais uma lesão no elenco, antes de decisões no Brasileirão e final da Libertadores, a torcida fica apreensiva. Porém, em relação a Carrascal a notícia é boa. Segundo o jornalista Bernardo Ramos, a avaliação interna num primeiro momento é de que a lesão não parece grave e Carrascal será reavaliado ainda neste domingo.
A tendência é de que o jogador vai desfalque o Flamengo em alguns jogos. No entanto, para efeito de comparação, sua situação é menos grave que a de Jorginho. O ítalo-brasileiro tem uma lesão muscular na coxa direita.
O edema ósseo é uma lesão do osso menos grave do que uma fratura. Ela ocorre quando há inflamação dentro da estrutura óssea. Esse tipo de contusão é relativamente comum entre atletas e, apesar de não apresentar ruptura visível, provoca danos microscópicos nas células do osso.
A dor tende a ser mais intensa e prolongada do que em lesões de partes moles. A severidade dos sintomas e o tempo de recuperação variam conforme a extensão do edema e dos tecidos atingidos. Casos leves, como aparenta ser o de Carrascal, podem melhorar em 6 a 12 semanas
No entanto, o processo de cicatrização costuma ser lento, levando no mínimo de quatro a oito semanas. Embora, esse período ainda possa mudar de acordo com fatores como idade, condição física, localização e tamanho da contusão. Em geral, quanto maior o edema, maior o tempo necessário para recuperação.
Por conta da região no edema de Carrascal, é importante abrir o olho. Por gerar um inchaço no local, o meia pode sofrer com dificuldade de respirar e incapacidade de locomoção.
O próximo jogo do Flamengo será contra o São Paulo, no Brasileirão. O duelo acontecerá quarta-feira (5), às 21h30 (horário de Brasília), na Vila Belmiro. Para a partida, obviamente Carrascal não estará à disposição, além de Jorginho, outra peça importante do meio-campo lesionada.




En vivo





































