Em conjunto com outros clubes, Inter prepara protesto contra a CBF; entenda | OneFootball

Em conjunto com outros clubes, Inter prepara protesto contra a CBF; entenda | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Revista Colorada

Revista Colorada

·22 de mayo de 2025

Em conjunto com outros clubes, Inter prepara protesto contra a CBF; entenda

Imagen del artículo:Em conjunto com outros clubes, Inter prepara protesto contra a CBF; entenda

Os últimos meses estão sendo marcados por polêmicas na CBF. Pouco após confirmar a contratação de Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira, Ednaldo Rodrigues foi afastado pela Justiça do cargo de presidente da entidade que comanda o futebol no país.

Desta forma, uma nova eleição será feita para determinar o novo mandatário. Em virtude do sistema eleitoral da CBF, contudo, apenas um candidato conseguiu se inscrever no pleito. Trata-se de Samir Xaud, atual presidente da Federação de Roraima.


OneFootball Videos


O dirigente foi o único a contar com o apoio de ao menos oito federações e cinco clubes, que é exigido pela entidade para inscrição da chapa. Desta forma, a eleição no próximo domingo será protocolar para confirmar Samir Xaud como novo presidente da CBF.

Diante deste cenário, o Internacional, além de outros 19 clubes que apoiavam a candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos, preparam um protesto contra o sistema eleitoral da entidade. Afinal, o mandatário da Federação Paulista não pode se inscrever justamente pela falta de apoio de outras federações.

Conforme revelado em nota oficial, o Internacional, assim como os outros times, não estarão presentes na votação, que está marcada para às 10h30 deste domingo. O objetivo é que Samir Xaud não seja eleito com 100% dos votos, como forma de protesto.

Confira a nota oficial na íntegra, conforme detalhado pelo “GE”:

“Sem clube não tem futebol! O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade. Neste domingo, haverá eleição para o próximo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente.

Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor.

“América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo, Sport”.

Ver detalles de la publicación