MundoBola
·15 de diciembre de 2025
Embaixadas do Flamengo se mobilizam em Doha para a final contra o PSG

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·15 de diciembre de 2025

O Flamengo entra em campo nesta quarta-feira (17), às 14h (horário de Brasília), para buscar o bicampeonato mundial contra o Paris Saint-Germain (PSG). E, mesmo do outro lado do mundo, o Rubro-Negro terá grande apoio das arquibancadas. Apesar dos altos custos e da logística complexa, torcedores e embaixadas organizam uma mobilização especial em Doha para pintar o Catar de vermelho e preto.
A expectativa é que o número de flamenguistas aumente consideravelmente para a decisão no Estádio Ahmad Bin Ali, impulsionados pela união de grupos locais e viajantes de última hora.
Para driblar a distância, os rubro-negros elegeram um ponto de encontro já conhecido de vários. O Belgian Café, localizado na região de West Bay, tornou-se o "QG" da torcida. O local é o mesmo ponto de reunião durante o Mundial de Clubes de 2019, contra o Liverpool.
A organização é liderada pela FlaQatar, mas conta com o reforço de vizinhos. É o caso da Fla-Dubai, embaixada dos Emirados Árabes Unidos, que enviou um contingente para apoiar o time.
"Falei com um dos fundadores da FlaQatar para podermos ajudar no que fosse preciso. Estamos trazendo um bom contingente. Deve ter de 20 a 30 pessoas da Fla-Dubai. Para a final, vêm mais de 50 pessoas", revelou, em entrevista para "O Globo", Andriei Cunha, advogado carioca residente em Dubai, que está em Doha para a final.
A confirmação da vaga no Intercontinental veio apenas no dia 29 de novembro, com o título da Libertadores sobre o Palmeiras. Com pouco tempo de planejamento, as passagens aéreas chegaram à casa dos R$ 12 mil, sem contar hospedagem.
Mesmo assim, figuras carimbadas como Marcelo Nuba, o "Anjinho", marcaram presença.

Foto: Davi Ferreira/Globo
"Ficou muito caro para todos os rubro-negros estarem aqui. É fim de ano, é Natal, a economia não vai tão bem no Brasil. É um esforço muito grande. (...) Hoje, vemos uma possibilidade real (de título), respeitando o tamanho do PSG. A fé está sempre em dia", disse o simbólico torcedor.
A final deve apresentar um cenário bem diferente das fases anteriores. Nos jogos contra Cruz Azul e Pyramids, o Flamengo jogou para públicos modestos de 7.108 e 8.368 pessoas, respectivamente.
Segundo "O Globo", para a decisão contra o PSG, fontes ligadas à Fifa relatam que mais de 40 mil ingressos já foram emitidos. O aumento se deve à chegada de mais brasileiros, franceses e, principalmente, ao fator locall. O PSG é propriedade da Qatar Sports Investments (QSI), fundo ligado ao governo do país, o que deve atrair muitos convidados locais para "torcer pelo time da casa".
O Flamengo disputa a atenção de Doha com outro evento. A Copa Árabe de seleções acontece simultaneamente e é a verdadeira febre nas ruas, com tratamento de luxo e estádios lotados, ofuscando a divulgação do torneio de clubes.
Enquanto o Intercontinental sofre com a falta de venda de produtos oficiais e marketing tímido, a Copa Árabe domina o Souq Waqif (mercado popular) e terá sua final disputada no gigantesco Estádio Lusail, um dia após Flamengo x PSG.









































