Gazeta Esportiva.com
·13 de noviembre de 2025
Entenda por que Corinthians boicotou reunião da CBF sobre arbitragem

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·13 de noviembre de 2025

A CBF realizou na última segunda-feira a abertura do primeiro Grupo de Trabalho da Arbitragem. O Corinthians, no entanto, decidiu boicotar o evento e não enviou nenhum representante à sede da entidade, no Rio de Janeiro.
Dentre os clubes da Série A, apenas Atlético-MG, Corinthians e Fortaleza não participaram do Grupo de Trabalho, medida criada pela CBF que visa aprimorar a arbitragem do futebol brasileiro. O Timão optou por não levar dirigentes ao evento como forma de protesto.
Isso porque a entidade não respondeu um ofício do Corinthians solicitando que a árbitra Edina Alves Batista não apite mais jogos da equipe. A atuação da juíza na derrota do Timão para o Red Bull Bragantino, na última semana, irritou a diretoria alvinegra.
Na ocasião, o time teve dois jogadores expulsos e perdeu com gol nos últimos minutos. Tanto o técnico Dorival Júnior como o executivo de futebol Fabinho Soldado e o presidente Osmar Stabile detonaram Edina após o duelo em Bragança.
Stabile, ainda indignado, comentou a situação após o evento de lançamento do Campeonato Paulista de 2026, na Mercado Livre Arena Pacaembu.
“O Corinthians não resolve problemas de arbitragem. Quem resolve é a CBF. Nós reclamamos várias vezes com a CBF sobre a questão da arbitragem. Fizemos uma representação, cabe à CBF afastar ou não a juíza. Ela errou e precisa ser afastada. Nós estamos muito chateados com a arbitragem. Perdemos muitos pontos com a arbitragem, estamos revoltados”, ressaltou.

(Foto: Jhony Inácio/Ag. Paulistão)
Esta não é a primeira vez que o Corinthians reclama formalmente à CBF sobre questões voltadas à arbitragem. O clube também questionou por meio de ofício das decisões dos árbitros que apitaram a derrota alvinegra para o Bragantino no dia 13 de julho, pelo primeiro turno do Brasileirão.
Já nas partidas diante de Flamengo e Internacional, quando a diretoria também considerou que a equipe foi prejudicada, as queixas foram feitas de forma pública, com declarações de Dorival, Fabinho e Stabile.
O Corinthians entende que deixou pontos pelo caminho no Campeonato Brasileiro por causa de erros de árbitros. Com as reclamações não surtindo efeito prático, o clube então decidiu ignorar a reunião da CBF e espera ações efetivas da entidade por melhorias na arbitragem.
“O Corinthians iria fazer o que lá? Acredito que a reunião não teve muita utilidade. Vamos ver nos próximos jogos se teve ou não teve. Vamos ver o que vai acontecer”, finalizou Osmar Stabile.









































