MundoBola Flamengo
·6 de febrero de 2025
In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·6 de febrero de 2025
Enquanto o Flamengo segue em preparação nos primeiros meses do ano e já até conquistou a primeira taça de 2025, com a Supercopa do Brasil, as mudanças na parte interna seguem acontecendo. Após a contratação do ucraniano Andrii Fedchenkov para o posto de chefe do departamento de scouting, o clube viu um de seus funcionários do setor deixar o cargo: Ricardo Valério, que optou por ir ao América-MG.
O dirigente se despede do Rubro-Negro após uma parceria que durou seis anos e 14 janelas de transferências, no total. A informação foi divulgada primeiramente pelo perfil Flazoeiro, que também noticiou a mudança de função de outro funcionário: Ricardo Perlingeiro.
Ex-chefe de scouting do Flamengo no profissional, Perlingeiro foi movido para a posição de chefe de captação da base após ser substituído por Fedchenkov. O posto pertencia a Victor Aurélio, que acabou desligado pelo clube em meio ao processo de mudanças internas.
Perlingeiro tem histórico de trabalho na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e na Europa, onde tirou a licença A da UEFA. Depois de quatro anos junto à entidade que rege o futebol brasileiro, o dirigente foi anunciado pelo Flamengo em julho de 2024. Com a mudança de gestão de Rodolfo Landim para Luiz Eduardo Baptista, o Bap, Ricardo foi um dos que permaneceram no clube para 2025.
Durante a pré-temporada do Flamengo nos Estados Unidos e até antes de chegar ao Rubro-Negro, o diretor-técnico José Boto deu declarações em que deixa clara sua opinião sobre o nível de importância do scouting nos clubes. Em seu trabalho no Rubro-Negro, um dos objetivos é formatar o departamento à sua maneira.
"A próxima vai ser termos um departamento de scouting à minha imagem. Não estou dizendo que está ruim desta forma, mas o departamento tem que perceber exatamente aquilo que nós queremos para o Flamengo. Isso leva tempo, e esse fato tem reflexo nesta janela, que não está sendo feita com a metodologia que eu gosto de fazer, que é o scouting nos dar os nomes e nós analisarmos com calma. Isso não foi feito nesta janela. Na próxima, já vai ser mais à minha imagem", afirmou Boto ao "ge".
Dentro de campo, o Flamengo tem um novo desafio pelo Campeonato Carioca no próximo sábado (8). A partir das 16h30 (horário de Brasília), o Rubro-Negro volta a atuar no Maracanã para enfrentar o rival Fluminense, sexto colocado na competição. Neste momento, o Mais Querido é o líder, com os mesmos 13 pontos de Volta Redonda e Vasco — mas com vantagem nos critérios de desempate.