Zerozero
·28 de octubre de 2025
Espanha bate Suécia e é finalista da Liga das Nações

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·28 de octubre de 2025

Espanha confirmou esta noite, em Gotemburgo, o estatuto de candidata ao título na Liga das Nações. Depois dos expressivos 4-0 da primeira mão, La Roja voltou a vencer a Suécia por 0-1, e carimbou a passagem à final. Num jogo de alta intensidade e bem disputado, foi mais uma vez Alexia Putellas a fazer a diferença.
O início foi promissor para as anfitriãs, que procuravam, pelo menos, um resultado moralizador. Com um bloco compacto e uma pressão bem coordenada, a Suécia conseguiu travar a fluidez espanhola durante boa parte da primeira parte.
As jovens Felicia Schröder e Monica Jusu Bah mostraram irreverência e coragem, obrigando Cata Coll a estar atenta. Ainda assim, a superioridade técnica da campeã mundial foi-se impondo, com Aitana Bonmatí e Clàudia Pina a controlarem o ritmo e a explorarem os espaços entrelinhas.
No recomeço, a Suécia lançou as suas principais armas - Rolfö, Blackstenius e Kafaji - numa tentativa de virar o rumo. Mas a resposta espanhola - já com Cristina Martín-Prieto em campo - foi de campeã. Posse paciente, circulação segura e, quando necessário, a eficácia de quem sabe vencer. Aos 75 minutos, uma jogada de manual. Bonmatí rompeu pelo centro, Pina esperou o momento certo e Alexia, com frieza, disparou de primeira para o canto superior.
A seleção da casa teve oportunidades para empatar - sobretudo num remate perigoso de Evelyn Ijeh, já perto do fim -, mas Cata Coll segurou a vantagem.
Com um agregado de 5-0, a Espanha segue agora para a final da Liga das Nações, mantendo viva a ambição de juntar mais um troféu ao seu currículo dourado. Resta saber se o adversário será França ou Alemanha, sendo que as germânicas venceram por 1-0 na primeira mão.









































