Especialista explica lesão e estipula prazo para volta de Memphis no Corinthians | OneFootball

Especialista explica lesão e estipula prazo para volta de Memphis no Corinthians | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·27 de noviembre de 2025

Especialista explica lesão e estipula prazo para volta de Memphis no Corinthians

Imagen del artículo:Especialista explica lesão e estipula prazo para volta de Memphis no Corinthians

O atacante Memphis Depay, do Corinthians, sofreu um edema ósseo no joelho esquerdo e desfalcou o time no jogo contra o Cruzeiro, no último domingo, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clube não informou prazo para a recuperação do atleta, mas, segundo um especialista, o retorno pode variar de quatro a seis semanas.

De acordo com Dr. Thiago Rebello, fisioterapeuta esportivo e especialista pela Sonafe Brasil, esse é o tempo médio para que um jogador possa retomar as atividades depois de sofrer tal lesão. Isso, porém, não significa que Memphis está fora da temporada. Como ele mesmo disso, o prazo é “bastante variável” e depende da “magnitude da contusão”.


OneFootball Videos


“Apesar das lesões meniscais e ligamentares serem as mais conhecidas após entorses de joelho, a contusão óssea por impactação que acarreta o edema ósseo também é um trauma relativamente comum nesses casos. O tempo médio de reabsorção do edema é bastante variável e depende da sua magnitude e da região acometida”, disse Thiago.

“Apesar da presença do edema nos exames de imagem poder persistir por meses, o mais importante é a evolução clínica do paciente. Sendo assim, o prognóstico para retorno aos treinamentos gira em torno de quatro a seis semanas, tempo esse em que normalmente os sintomas são totalmente controlados e o atleta consegue voltar às suas atividades esportivas”, acrescentou.

Imagen del artículo:Especialista explica lesão e estipula prazo para volta de Memphis no Corinthians

(Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

Recorrência de lesões

Esta foi a sexta lesão de Memphis Depay pelo Corinthians na temporada atual. Já são mais de 70 dias afastado da equipe por problemas físicos em 2025.

O Dr. Thiago explicou os motivos que podem levar o holandês a estar sofrendo com essa recorrência de contusões, além de indicar o caminho adequado para garantir que o camisa 10 volte aos gramados nas melhores condições possíveis.

“Em relação a recorrência das lesões, é importante considerar os mecanismos envolvidos e a natureza das lesões. Em algumas situações há uma relação com sobrecargas crônicas, mas nesse caso especificamente a lesão aparentemente foi decorrente de um trauma isolado, cuja a prevenção é bastante difícil e até questionável”, comentou.

“Não há uma fórmula exata para prevenção de lesões no esporte de alto rendimento. Em regras gerais, o primeiro passo é garantir a adequada cicatrização dos tecidos acometidos e na sequência estabelecer um cronograma de exposição gradual à carga de treinamento e desenvolvimento progressivo das competências neuromusculares demandadas pela atividade esportiva”, finalizou.

Dúvida para decisão

Memphis é dúvida para os próximos jogos do Corinthians. O time de Dorival Júnior ainda tem mais três partidas do Brasileirão pela frente antes de disputar as semifinais da Copa do Brasill, diante do Cruzeiro. Os jogos decisivos estão agendados para os dias 10 e 14 de dezembro.

O holandês tem realizado um tratamento intensivo para acelerar o retorno aos gramados. Na última segunda-feira, ele publicou em suas redes sociais um vídeo do procedimento de punção articular e a aplicação de ácido hialurônico.

Imagen del artículo:Especialista explica lesão e estipula prazo para volta de Memphis no Corinthians

(Foto: Reprodução/Instagram)

Próximo jogo do Corinthians

  1. Corinthians x Botafogo (36ª rodada do Brasileirão)
  2. Data e horário: 30/11 (domingo), às 16h (de Brasília)
  3. Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)

Situação na tabela

O Corinthians vem de uma dura derrota para o Cruzeiro e não tem mais chances de entrar no G7 do Brasileirão. A equipe, porém, tenta se manter entre os oito primeiros colocados para manter vivo o sonho de disputar a Libertadores em 2026. O Timão é o décimo colocado da tabela, com 45 pontos.

Ver detalles de la publicación