Leonino
·8 de enero de 2025
In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·8 de enero de 2025
Filipe Çelikkaya esteve ligado à formação do Sporting durante largas épocas, tendo comandado até mais do que uma equipa diferente das camadas jovens dos leões. O treinador com raízes portuguesas e turcas parece já ter encontrado nova aventura: os Chicago Fire, dos Estados Unidos da América.
Quem avança a informação é o jornal 'O Jogo'. Segundo o diário português, o antigo técnico verde e branco já tem tudo acertado com o clube norte americano para assumir a equipa principal. Vai, assim, juntar-se à Major Soccer League - MLS - onde também alinham alguns ídolos do futebol mundial, como é o caso de Lionel Messi.
Filipe Çelikkaya esteve ligado ao Sporting durante largas épocas. Chegou ao Clube como adjunto de Luís Castro, em 2015, e passou dois anos na equipa sub-19 dos leões. Voltou, já como treinador principal, em 2020, para assumir a equipa B. Esteve ligado a Alvalade até 2024, quando terminou o seu contrato com o Clube, depois de ter chegado a disputar a UEFA Youth League ao serviço do Sporting.
Além do emblema leonino, o treinador com dupla nacionalidade esteve ainda no Al-Ahli, no Chaves, no Vitória de Guimarães e no Shakhtar Donetsk, mas sempre como treinador adjunto - as únicas experiências como técnico principal foram na Academia de Alcochete.
Junta-se, agora, aos Chicago Fire, equipa que na época passada terminou no último lugar na Conferência Este da MLS - conquistou 30 pontos em 34 jogos, fruto de sete vitórias, nove empates e 18 vitórias - e foi a segunda pior equipa na totalidade das 30 que compõem o campeonato norte americano.