Zerozero
·1 de noviembre de 2025
Estreia a marcar com selo de ouro: Antoine Joujou escreve primeiro capítulo no Famalicão

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·1 de noviembre de 2025

Nacional e FC Famalicão mediram forças no pesado relvado da Choupana, tendo o embate terminado com uma vitória famalicense por 0-1. A formação forasteira nem entrou melhor na partida, mas soube manter a compostura e aproveitar uma expulsão adversária aos 63 minutos para encaminhar a vitória para o seu lado.
Entre vários momentos de grande futebol - e, diga-se de passagem, grandes exibições -, há um instante que se destaca de todos os outros… o golo de Antoine Joujou. Porquê? O extremo marcou o seu primeiro golo ao serviço do conjunto minhoto, garantindo que os três pontos fossem conquistados pelos pupilos de Hugo Oliveira. Quem é este francês que «ganhou» um lugar no onze inicial do FC Famalicão?
Antoine Joujou, de 22 anos, chegou ao FC Famalicão no passado mercado de transferências de verão, vindo do Parma, assinando um contrato válido até ao final da presente temporada. Depois da infeliz lesão de Óscar Aranda, que o impossibilita de jogar durante a maior parte desta época, o conjunto minhoto apostou no francês para reforçar as opções no setor mais avançado do terreno.
Fez a sua formação no FC Melun e no CS Brétigny, chamando a atenção do Le Havre, pelo qual assinou em 2020. Depois de dois anos a ganhar maturidade nos sub-19 e na equipa B, Antoine Joujou recebeu um voto de confiança e subiu ao plantel principal na época 2022/2023. Na sua primeira experiência na equipa A, onde disputou a Ligue 2, somou um golo e uma assistência em 17 jogos, contribuindo diretamente para a subida de divisão do clube.
Na temporada seguinte, já na Ligue 1, o extremo registou um golo e duas assistências em 26 jogos, começando a maioria das partidas no banco de suplentes. O Parma ficou bem impressionado com as suas capacidades e garantiu a sua contratação, por um valor a rondar os três milhões de euros, voltando a emprestá-lo ao Le Havre. No seu último ano ao serviço do clube gaulês, Joujou não marcou qualquer golo e fez apenas uma assistência, ao longo de 27 encontros.
Além disso, a nível das seleções jovens francesas, o extremo participou no Mundial de Sub-20 em 2023 e no Torneio Maurice Revello em 2024.
Como referido anteriormente, o avançado só chegou a Portugal nesta temporada, encontrando-se numa fase de adaptação ao futebol luso, depois de ter integrado um par de fichas de jogo do Parma no início da época. A primeira vez que marcou presença no banco de suplentes dos minhotos foi frente ao AFS (0-1), ficando contudo sem somar qualquer minuto.
Daí em diante, tudo mudou. Estreou-se na quinta jornada, frente ao Sporting, somando minutos em todos os jogos do conjunto de Famalicão até este sábado. Fez a sua estreia como titular na I Liga na 9.ª jornada, no dérbi frente ao Vitória SC, que terminou com um triunfo famalicense (2-0). Além disso, disputou os 90 minutos do embate frente ao S. João Ver (0-3), a contar para a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, tendo realizado uma assistência.
O bom arranque com a camisola minhota mereceu um voto de confiança de Hugo Oliveira, que concedeu a terceira titularidade consecutiva ao jovem de 22 anos. O francês certamente não tencionava desperdiçar a oportunidade e, a verdade, é que aproveitou todos os minutos em campo para reforçar a sua boa forma. Marcou um golo, numa recarga difícil diante de Kaique, após tentativa de Sorriso. Um tento que surgiu mesmo ao cair do pano da primeira metade do encontro e que acabou por decidir a vitória famalicense na Choupana.
No total, Antoine Joujou soma um golo e uma assistência ao longo de sete partidas com a camisola do FC Famalicão. Uma coisa é certa: estes são apenas os primeiros capítulos de uma parceria que ainda poderá dar muitas alegrias aos adeptos do conjunto minhoto.









































