MundoBola Flamengo
·20 de septiembre de 2025
Estudiantes x Flamengo: árbitro escalado deu pênalti a argentinos nas oitavas

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·20 de septiembre de 2025
A arbitragem do jogo de volta entre Flamengo e Estudiantes já está decidida, e a notícia levantou algumas informações importantes que os rubro-negros precisam ficar de olho. O chileno Piero Maza, escalado para o duelo, já esteve no duelo de oitavas de final do time argentino — e com direito a polêmica.
A escala de arbitragem da Conmebol para Estudiantes x Flamengo foi definida com Piero Maza no comando do apito, além de Claudio Urrutia e Jose Retamal como assistentes. Na cabine do árbitro de vídeo, o escolhido foi Jose Cabero. Assim como Maza, todos são chilenos.
E o árbitro principal esteve envolvido justamente na fase anterior do Estudiantes na Libertadores, as oitavas de final. O confronto foi contra o Cerro Porteño-PAR — e, na ida, terminou com um polêmico gol de pênalti no último minuto. Foi o único tento marcado nos 180 minutos.
A partida de ida aconteceu no Paraguai, e os dois times empatavam em 0 a 0 até os últimos minutos. Já no início dos acréscimos, Carillo recebeu passe para invadir a área e esperou o contato do zagueiro do Cerro Porteño, algo que o juiz interpretou imediatamente como pênalti.
Mesmo após dominar de frente para o gol, Carrillo não fez menção de finalizar e esperou basicamente o contato vindo de trás. Quando sentiu o toque, o atacante do Estudiantes caiu e viu Piero Maza assinalar a penalidade. Ascacíbar, então, foi para a bola e decretou a vitória do Estudiantes.
E o curioso é que esse gol foi o responsável por classificar o Estudiantes, já que ninguém mais marcou no duelo entre os dois times. O jogo de volta, na Argentina, terminou em 0 a 0 — o que classificou a equipe de La Plata para enfrentar o Flamengo nas quartas de final.
Por outro lado, Piero Maza também guarda boas recordações pelo lado do Flamengo. É que o árbitro comandou um jogo do clube justamente na Libertadores de 2019, que encerrou um longo jejum de títulos na maior competição do continente.
O jogo comandado por Piero Maza foi Flamengo 6 x 1 San José, ainda na fase de grupos da Libertadores, no Maracanã. A partida não deu exatamente muito trabalho ao chileno, que teve atuação dentro da média e não chamou atenção de forma desnecessária — como fez Andrés Rojas contra o Estudiantes.
Por fim, o árbitro do Chile também esteve na partida de ida da Recopa Sul-Americana de 2023, que envolveu Flamengo e Independiente del Valle. Maza apitou a ida, no Equador, que teve o Rubro-Negro derrotado por 1 a 0.
A partida de volta entre Flamengo e Estudiantes está marcada para a próxima quinta-feira (25), às 21h30 (horário de Brasília). Por ter vencido a ida por 2 a 1, o Rubro-Negro joga por um empate para se classificar. Antes disso, porém, tem o clássico contra o Vasco, neste domingo, às 17h30.
En vivo
En vivo
En vivo
En vivo
En vivo
En vivo