Coluna do Fla
·9 de octubre de 2025
Ex-dirigente do Flamengo explica por que Dorival foi dispensando após títulos de Libertadores e Copa do Brasil

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·9 de octubre de 2025
Dorival Júnior não teve o contrato renovado com o Flamengo, mesmo após conquistar a Libertadores e a Copa do Brasil de 2022. Ex-dirigente do clube, Bruno Spindel quebrou o silêncio e explicou os motivos da decisão que surpreendeu parte da torcida naquele ano.
— A conversa com o Jorge (Jesus) foi depois de não renovar com o Dorival. A escolha nunca é só nossa. Ele foi campeão da Copa do Brasil e da Libertadores. A gente não chegou a um acordo financeiro. O início da conversa foi muito duro, o procurador dele que conduziu, foi muito duro financeiramente -, iniciou.
— Em um determinado momento, nós vimos que as coisas não iam se aproximar e avançar. Tiveram questões técnicas que eu me reservo no direito de não comentar. A gente optou por tomar outro caminho, quando viu que o caminho do acordo, na nossa visão, ia ser muito complicado e difícil -, finalizou Bruno Spindel, em entrevista ao GE.
A passagem de Dorival Júnior pelo Flamengo, em 2022, foi marcada por conquistas expressivas. O treinador assumiu o comando após a saída do português Paulo Sousa, que não entregou os resultados esperados.
No entanto, apesar do início difícil, o time rubro-negro reagiu sob a liderança de Dorival. Desse modo, o desempenho culminou com os títulos da Libertadores e da Copa do Brasil.
Com a conquista da Copa do Brasil, inclusive, o clube encerrou um jejum que durava desde 2013. Já a Libertadores veio com atuações consistentes e vitórias importantes na fase mata-mata. Ao fim da temporada, porém, a diretoria optou por não renovar o contrato do treinador.
Dorival se despediu do Flamengo com 43 partidas no comando da equipe. O retrospecto registrou 26 vitórias, oito empates e nove derrotas. Além disso, o aproveitamento total foi de 66,7%, com 77 gols marcados e apenas 35 sofridos.
Na sequência, o português Vítor Pereira assumiu o comando do Flamengo em 2023. Já Dorival Júnior acertou com o São Paulo em abril do mesmo ano. Pelo clube paulista, permaneceu até janeiro de 2024.
Pouco depois, assumiu o comando da Seleção Brasileira. Entretanto, a passagem não durou. A derrota por 4 a 1 para a Argentina, nas Eliminatórias da Copa do Mundo, encerrou o ciclo em março de 2025.
Atualmente, Dorival Júnior comanda o Corinthians. Recentemente, a equipe paulista enfrentou o Flamengo e sofreu derrota por 2 a 1, de virada, no Brasileirão.