MundoBola Flamengo
·23 de diciembre de 2024
In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·23 de diciembre de 2024
Atualmente no Juventude, o lateral-direito João Lucas relembrou em entrevista uma situação particular na época de Flamengo com Jorge Jesus, que foi seu treinador na Gávea entre 2019 e 2020. Segundo ele, uma proposta para atuar em Portugal foi barrada pelo comandante, que garantiu que daria minutos ao atleta em campo.
Sem revelar o time que buscou a negociação, João Lucas comentou no programa No Ataque que ao ouvir o conselho do técnico, também achou melhor permanecer no clube rubro-negro. Cinco anos depois, o lateral-direito segue acreditando que foi a decisão certa para o futuro da carreira.
"Eu tive propostas. Lembro que estava no Flamengo, quando o Ano Novo chegou, e recebi uma oferta de Portugal. Jorge Jesus se sentou comigo e disse que não me liberaria. Ele me disse que me utilizaria. Naquele momento, pensei que seria melhor ficar. Eu não tinha muita experiência no cenário nacional. Então, queria jogar aqui, deixar minha marca e ser conhecido. Acredito que foi a escolha certa para mim", disse.
O aproveitamento de João Lucas no Flamengo, entretanto, foi escasso. Trazido junto ao Bangu, o lateral disputou apenas nove partidas sob o comando de Jesus: cinco em 2019, todas no Campeonato Brasileiro (Ceará, Avaí, Athletico-PR, Fortaleza e Santos), e outras quatro no ano seguinte — três no Campeonato Carioca (Boavista, Cabofriense e Botafogo) e uma na Libertadores (Junior Barranquilla-COL).
Apesar de ter ficado feliz com a decisão de permanecer no país natal, João Lucas destacou que ainda tem o sonho de atuar na Europa. Além disso, destacou que seguir no Brasil não pode ser considerado demérito para nenhum jogador e ressaltou o nível de competitividade do Campeonato Brasileiro — além das chegadas recentes de gringos como Memphis Depay e Dimitri Payet, entre outros.
"Eu tenho o desejo de jogar no exterior. Se for uma boa oportunidade, eu aceitaria. Mas ficar aqui não é uma despromoção para ninguém. Temos uma liga muito forte, as pessoas precisam valorizar mais nosso produto. Jogadores estrangeiros estão vindo aqui querendo voltar e assumir papéis de destaque em grandes equipes. Ficar aqui também é bom para minha carreira e visibilidade", destacou.
Hoje com 26 anos, o lateral-direito foi revelado na base do Goiás, time pelo qual passou depois de atuar no Villa Nova, de Minas Gerais. No entanto, tornou-se profissional no Bangu, onde chamou a atenção do Flamengo durante o Campeonato Carioca de 2019. Contratado, ficou no Rubro-Negro até o início de 2021, com 19 jogos e um gol marcado.
Emprestado pela equipe carioca ao Cuiabá, João Lucas se firmou e acabou contratado para 2022. Em 2023, atuou com as cores do Santos, que acabou rebaixado à segunda divisão. O lateral, porém, foi emprestado ao Juventude e permaneceu na Série A.
Com o time do Rio Grande do Sul, João Lucas disputou 49 jogos oficiais em 2024, com dois gols e sete assistências, e fechou a temporada como titular absoluto.