MundoBola Flamengo
·4 de noviembre de 2025
Ex-Flamengo, Lucas Silva revela gratidão a Jorge Jesus e exalta projeto do Boavista

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·4 de noviembre de 2025

Multicampeão em 2019 pelo Flamengo, Lucas Silva retornou ao futebol do Rio de Janeiro para vestir a camisa do Boavista. Em entrevista exclusiva ao MundoBola Flamengo, o atacante falou sobre a nova etapa na equipe de Saquarema, enalteceu Jorge Jesus e projetou a final da Libertadores.
No dia 20 de outubro, o Cria da Gávea foi anunciado pelo time da Região dos Lagos - que se tornou SAF em 2024. Desde então, o grupo "Arte da Bola" tem investido na infraestrutura do clube, como melhorias no estádio e no CT. De acordo com o jogador, o processo de modernização foi o principal motivo para assinar com o Verdão.
"Estou muito feliz. O que me chamou mais atenção é o projeto que o clube tem, a ambição, os investimentos que estão fazendo, o CT que estão montando e a estrutura de equipamentos que estão investindo para oferecer o melhor para o atleta. Além disso, por eu ser carioca e também ter a oportunidade de disputar novamente uma grande competição aqui no Rio", disse Lucas Silva.

Lucas Silva, ex-Flamengo, sorrindo durante apresentação no Boavista-RJ - Foto: PH Almeida / Boavista SC
"Eu vim para somar. Desde o momento que foi feito o convite, eu analisei com bons olhos que é uma oportunidade de estar voltando para o Rio, para disputar uma grande competição. Eu analisei e vi que é o melhor para mim, retomar a minha carreira nessa chance que o Boavista está me concedendo", declarou o atleta.
Em 2020, o atacante deixou o Flamengo rumo ao Paços de Ferreira-POR, onde permaneceu por dois anos antes de defender o Avaí e o Guarani entre 2022 e 2023. Em seguida, o jogador teve passagem pelo Torrense-POR antes de atuar no Nam Định, clube no qual conquistou a liga nacional do Vietnã.
Lucas Silva avalia sua passagem por Portugal como "muito boa", já que lá pôde amadurecer como pessoa e jogador. Além disso, o fato de o futebol europeu ser mais dinâmico e exigir atenção a cada segundo também contribuiu para sua evolução. Em seu último clube, o Garoto do Ninho teve uma experiência bem diferente ao atuar no Vietnã.
"Disputei a Champions da Ásia, e visitei outros países para jogar contra. Foi uma experiência incrível, que eu nunca tive, e pude ter experiência de ir para um país que é totalmente diferente. Confesso que no momento que chegou o convite, eu fiquei um pouco receoso de ir, mas fui junto com a minha família e chegando lá, já tinha alguns brasileiros. O que foi um pouco mais difícil foi a comida. Lá não tem feijão, carne e a gente teve que se adaptar, mas depois que a gente foi se adaptando", contou o jogador.

Lucas Silva por Paços de Ferreira e Nam Dinh - Foto: Catherine Ivill/Getty Images | Foto: Reprodução/Instagram
Por ter atuado em Portugal, o ex-Flamengo afirmou que o futebol brasileiro possui nível semelhante ao português. Para Lucas, a chegada de técnicos estrangeiros também ajudou a elevar a qualidade do Brasileirão nos últimos anos. "Fui para Portugal em 2020 e de lá para cá mudou muito. O futebol do Brasil sempre foi competitivo, mas hoje está muito mais".
Formado nas categorias de base do Flamengo, Lucas Silva foi campeão na base e no profissional pelo Mais Querido. Segundo o atacante, que chegou ao Rubro-Negro aos nove anos, a ficha demorou a cair quando começou a jogar pelo clube.
"Agradeço muito aos profissionais que tive, na base e no profissional. Também agradeço muito ao Jorge Jesus, que me segurou no momento que ele chegou. Eu estava meio que para ser emprestado, aí ele falou que queria me dar uma oportunidade e queria que eu estivesse naquele plantel", revelou o atleta.
Questionado sobre os aprendizados com o técnico, o ponta afirmou ter sido um "prazer imenso" ter trabalhado com o português. Para o Garoto do Ninho, o "Mister" foi o melhor treinador de sua carreira por conta da qualidade dentro e fora de campo.
"A gente tinha o prazer de todos os dias estar ali no Flamengo trabalhando com ele, porque o trabalho dele era diferenciado. Todo dia você chegava ali doido para treinar, o nível de concentração era muito grande e por isso acredito que as coisas deram certo. Sou muito grato a ele", elogiou o atacante do Boavista.
Em 2019, Lucas fez parte do elenco do Flamengo campeão do Brasileirão e da Libertadores. Para o ponta-esquerda, o gol contra o Vasco, pelo Campeonato Carioca de 2020, foi o momento mais marcante com o Manto Sagrado.
"O momento que me marcou muito, a não ser a minha estreia, contra o Volta Redonda - no meu primeiro gol no profissional -, foi o meu gol no Maracanã contra o Vasco, no Carioca. Essa imagem vai ficar para toda a minha vida, me marcou muito", revelou o jogador.
Em 2019, Lucas Silva teve Filipe Luís como companheiro de vestiário durante as campanhas históricas do Rubro-Negro. Seis anos depois, o ex-lateral se destaca comandando o Flamengo rumo ao tetra da Libertadores e ao eneacampeonato do Brasileirão. O atacante afirmou que o técnico sempre demonstrou perfil de liderança à beira do campo.
"O Filipe sempre foi um jogador que dialogava dentro e fora de campo com o Mister e com os jogadores. Sempre enxergamos esse perfil nele, pois sempre foi muito inteligente. Fico muito feliz pelo momento que ele vive, porque trabalhar no Flamengo não é fácil. Conquistar no Flamengo não é fácil - tem que ser muito bom, ter coragem, peito, trabalho e muita inteligência. Só desejo felicidades e que ele possa ganhar muitos títulos no Flamengo", elogiou o ponta.

Filipe Luís durante partida do Flamengo - Foto: Ricardo Moreira/Getty Images
Após o empate em 0 a 0 contra o Racing, em Avellaneda, o Flamengo sacramentou a classificação à final da Libertadores, na qual enfrentará novamente o Palmeiras. Lucas Silva afirmou que o Rubro-Negro não terá vida fácil diante do time paulista, devido ao bom desempenho do alviverde nesta temporada.
"É um clube muito respeitado, trabalhador e com os jogadores bem empenhados. Não é à toa que eles estão na final. A expectativa é a melhor possível, vamos estar na torcida. Sabemos também que o Flamengo é um time gigante, que não chegou na final por acaso e tem um excelente treinador e atletas de alto nível. Que vença o melhor e que seja o Flamengo", declarou o jogador.
Além da Libertadores, o Mengão também disputa o título do Campeonato Brasileiro contra o Palmeiras. Para Lucas, o campeão será aquele que souber aproveitar melhor os detalhes cruciais de cada jogo até a 38ª rodada.
"O Flamengo tem tudo para conquistar todos os títulos, vem sempre brigando por eles e é merecedor por isso - por tudo que implantou durante esses anos e por tudo que tem mostrado dentro de campo. Acredito que no final vai vencer o que for mais eficaz nos detalhes - e o Flamengo tem sido letal em jogos grandes e é isso que faz toda a diferença", analisou o Cria da Gávea.

Pedro durante Flamengo x Palmeiras no Maracanã - Foto: Wagner Meier/Getty Images
O MundoBola Flamengo perguntou a Lucas Silva o que ele gostaria de dizer se tivesse a oportunidade de conversar com seu eu do passado, no início da carreira como jogador de futebol - ainda criança. Para o atleta do Boavista, ele lembraria sobre suas origens e a importância de manter o foco, independentemente das adversidades da vida.
"Muitas pessoas de fora não sabem a real situação, não sabem aquilo que muitas das vezes passamos. A mensagem que eu deixo para ele é que o mais difícil foi iniciar, porque tem muitas crianças querendo uma oportunidade e não conseguem. Iniciar independente das dificuldades e acreditar que Deus pode fazer o impossível acontecer. Continuar trabalhando e que grandes coisas vão acontecer", disse o Garoto do Ninho.
Ao todo, Lucas Silva disputou 22 partidas pela equipe profissional do Flamengo, com dois gols marcados. O Cria da Gávea conquistou dois Campeonatos Cariocas (2019 e 2020), uma Libertadores (2019), um Brasileirão (2019) e uma Copinha (2018).
En vivo









































