Coluna do Fla
·8 de septiembre de 2025
Ex-Flamengo, Rafinha revela bastidores de 2019 e cita força do elenco

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·8 de septiembre de 2025
O Flamengo de Jorge Jesus, de 2019, ainda rende assuntos nos bastidores e em programas esportivos devido à forma avassaladora como o time se apresentava. O ex-lateral Rafinha mencionou a força do grupo e destacou que a equipe já entrava em campo sabendo que iria vencer.
— Não tinha para ninguém com o Flamengo de 2019. A gente já entrava em campo sabendo que ganharia. Tudo que a gente treinava, a gente aplicava nos jogos. E não dava errado. O nosso time estava muito encaixado, a gente estava sobrando —, iniciou Rafinha.
“Era muito gostoso. Eu desfrutei muito daquele tempo. Aproveitei. Eu desfrutei demais, demais, demais daquele momento. Eu sei que isso não acontece sempre”, disse o ex-lateral direito do Flamengo, em entrevista à ‘ESPN Brasil’.
O Flamengo de 2019 ficou marcado na história do futebol brasileiro e sul-americano. Primeiro, o time rubro-negro foi campeão do Brasileirão com recorde de pontos, conquistando 90. Além disso, a equipe comandada por Jorge Jesus ainda marcou 86 gols no torneio.
Por fim, o Flamengo também foi campeão da Copa Libertadores, feito que não acontecia desde 1981, na era de Zico. O time rubro-negro superou o River Plate (ARG) no Estádio Monumental de Lima, no Peru, por 2 a 1, com dois gols do centroavante Gabigol. Assim, o Mengão se tornou bicampeão.
Agora, o Flamengo vai em busca dos mesmos títulos de 2019. Isso porque, o time rubro-negro é líder do Campeonato Brasileiro, com uma partida a menos. Além disso, o Mais Querido está nas quartas de final da Copa Libertadores, quando enfrentará o Estudiantes (ARG).