MundoBola Flamengo
·25 de noviembre de 2025
Ex-Flamengo, Vanderlei Luxemburgo anuncia aposentadoria definitiva como treinador

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·25 de noviembre de 2025

Vanderlei Luxemburgo, multicampeão e figura histórica com quatro passagens pelo Flamengo, anunciou oficialmente sua aposentadoria como treinador de futebol. A declaração foi feita durante sua participação no programa "Galvão e Amigos".
Aos 73 anos, Luxemburgo, que estava sem clube desde sua saída do Corinthians em 2023, explicou que a decisão passa diretamente por uma insatisfação com a estrutura atual do futebol e a perda de autonomia dos treinadores frente aos diretores executivos.
"Não quero mais ser técnico. Larguei de ser técnico, não quero mais. Para voltar ao futebol, teria que ser como sempre fiz. Não quero mais como está acontecendo e ficar inferior ao diretor-executivo. O diretor vai mandar em mim. O técnico deixou de ser o 'head coach', então deixei de ser [técnico]", declarou Luxemburgo.
Embora tenha construído uma carreira vitoriosa por diversos clubes e pela Seleção Brasileira, a relação de Luxemburgo com o Flamengo foi marcada por intensidade, resgates importantes e identificação com a torcida rubro-negra.
Ao todo, Vanderlei comandou o Mais Querido em quatro oportunidades (1991, 1995, 2010-2012 e 2014-2015), acumulando números expressivos que o colocam entre os técnicos que mais vezes dirigiram o clube.
A passagem mais vitoriosa em termos de troféus ocorreu em sua terceira gestão. Em 2011, comandando o time liderado por Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves, Luxemburgo conquistou o Campeonato Carioca de forma invicta, vencendo as duas taças (Guanabara e Rio).
Dois momentos distintos marcam sua trajetória na Gávea:
Jogo do Século (2011): Luxemburgo estava no banco de reservas na histórica vitória do Flamengo por 5 a 4 contra o Santos, na Vila Belmiro. Uma partida que entrou para a antologia do futebol mundial, com atuação de gala de Ronaldinho Gaúcho contra o então menino Neymar. "Salvação" de 2014: Em sua última passagem, Luxa assumiu o time na zona de rebaixamento do Brasileirão. Com um discurso motivacional forte e uma organização tática pragmática, tirou o time da confusão e ainda levou o Flamengo à semifinal da Copa do Brasil daquele ano.
En vivo









































