Ex-internacional espanhol aproxima o modesto Castellón da subida à La Liga | OneFootball

Ex-internacional espanhol aproxima o modesto Castellón da subida à La Liga | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·30 de enero de 2026

Ex-internacional espanhol aproxima o modesto Castellón da subida à La Liga

Imagen del artículo:Ex-internacional espanhol aproxima o modesto Castellón da subida à La Liga

Os mais novos provavelmente têm pouco conhecimento sobre o CD Castellón, mas este clube está na luta pelo regresso à Elite em Espanha. Esta equipa da Comunidade Valenciana está há décadas mergulhada nas divisões secundárias, mas sob o comando do ex-jogador da seleção espanhola Pablo Hernández, homem da casa, a subida à La Liga passou de sonho a objetivo.

Como jogador, Pablo foi formado no próprio Castellon, clube da sua cidade natal. O médio/extremo transferiu-se para o Valencia ainda nas camadas jovens, onde disputou mais de 150 partidas e foi colega de grandes nomes como David Villa, Canizares e David Silva.


OneFootball Videos


Outro clube onde Hernández deixou a sua marca foi o Leeds United, a equipa que mais representou na sua carreira (175 jogos), sendo um dos principais responsáveis pelo regresso do emblema inglês à Premier League em 2019/20.

Além de Valencia e Leeds, o ex-atleta espanhol passou por Getafe, Swansea City, Al-Arabi SC, Al-Nasr e Rayo Vallecano na sua carreira. Durante o período em Valência, Pablo chegou a ser convocado para a seleção espanhola, onde disputou quatro jogos.

Nas duas últimas temporadas da sua carreira, o médio regressou aos Orelluts, competindo na Primera División RFEF, equivalente à terceira divisão, antes de pendurar as chuteiras, na temporada 22/23. O foco, a seguir, seria a transição para os bancos.

A 16 de setembro de 2025, após trabalhar nas camadas jovens, Hernández assumiu, de forma interina, o comando da equipa principal do Castellon, na sétima jornada da segunda divisão, após a demissão de Johan Plat. Menos de dois meses depois, devido ao seu bom desempenho, Pablo foi efetivado no cargo. A ascensão tem sido meteórica.

De água para vinho na temporada de estreia

Quando Pablo assumiu, o Castellon estava na 12.ª posição da LaLiga Hypermotion, com oito pontos em sete jogos. 17 partidas depois, o clube está na vice-liderança, com 39 pontos somados. O desempenho é impressionante: dez vitórias, quatro empates e três derrotas. Tudo isto na primeira experiência como treinador profissional.

Álex Calatrava, extremo de 25 anos com passagem pelo Atlético de Madrid, Ousmane Camara, avançado de 24 anos, e Jeremy Mellot, médio de 31 anos, são os principais destaques do Castellon em 25/26. Os dois primeiros são os artilheiros, com cinco golos cada, enquanto o último é o que mais entrou em campo, com 23 partidas, tal como Calatrava.

Nota para a presença no plantel de Amir Abedzadeh, Brian Cipenga e Douglas Aurélio, jogadores com passado no futebol português.

Com 23 jogos disputados, o Castellón tem de manter a compostura, seguir em boa fase e somar mais resultados positivos para regressar à elite após 36 temporadas. Atenções começam a estar concentradas neste projeto.

Ver detalles de la publicación