Papo na Colina
·16 de octubre de 2025
Ex-Vasco disputa repescagem com seleção por vaga na Copa de 2026

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·16 de octubre de 2025
Os Emirados Árabes Unidos ainda sonham com a classificação para a Copa do Mundo de 2026. Após perderem a chance da vaga direta, a seleção do Oriente Médio tentará chegar ao Mundial através da repescagem, e um dos protagonistas dessa campanha é o brasileiro naturalizado Fábio Lima, ex-Vasco.
A equipe foi derrotada por 2 a 1 pelo Catar na última terça-feira (14). O resultado frustrou a expectativa da classificação antecipada, já que os Emirados jogavam pelo empate. O Catar, que precisava vencer, confirmou a vaga direta para a Copa com o triunfo.
Fábio Lima é o camisa 10 dos Emirados Árabes – Foto: Fadel Senna/AFP
Fábio Lima começou no banco e entrou aos 43 minutos do segundo tempo. Mesmo com pouco tempo em campo, o meia foi decisivo ao dar a assistência para o gol de Sultan Adil, que diminuiu o placar. Ainda assim, não foi o suficiente para tirar a vitória dos cataris.
Revelado pelo Icasa e com passagem rápida pelo Vasco em 2013, o jogador é um dos pilares da seleção dos Emirados desde que se naturalizou, em fevereiro de 2020. Sua primeira convocação aconteceu em outubro do mesmo ano, e desde então ele se firmou como destaque. Em novembro de 2024, chegou a marcar quatro gols na goleada sobre o Catar pelas Eliminatórias.
Na repescagem, os Emirados Árabes enfrentarão o Iraque, que empatou sem gols com a Arábia Saudita na última rodada das Eliminatórias. O duelo decidirá quem segue vivo na luta por uma vaga inédita neste século.
A última participação dos Emirados Árabes em Copas do Mundo ocorreu em 1990. Naquele ano, a seleção caiu na fase de grupos após três derrotas para Alemanha, Iugoslávia e Colômbia. Mesmo com a pior defesa da competição, com 11 gols sofridos, marcou dois gols que entraram para a história do país — um contra os alemães e outro diante dos iugoslavos.
Foto: Reprodução.
Agora, Fábio Lima tenta escrever um novo capítulo para a seleção e realizar o sonho de disputar o Mundial pela primeira vez na carreira.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News