Coluna do Fla
·10 de enero de 2025
In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·10 de enero de 2025
O primeiro adversário do Flamengo em 2024 é o Boavista, às 16h (horário de Brasília) deste domingo (12), pelo Campeonato Carioca. De olho na partida contra o Rubro-Negro, o time de Saquarema segue em reta final de pré-temporada. Com isso, o Coluna do Fla entrevista Alex Souto Maior, coordenador de saúde e performance do clube fluminense, para saber detalhes da preparação da equipe antes da estreia.
“Nossa preparação iniciou em meados de novembro […] Neste momento, nossa preparação física, tática e técnica encontra-se na fase de lapidação, ou seja, já atingimos todas as métricas de alta performance de acordo com a periodização programada para estreia no Campeonato Carioca. Nesta fase final da periodização, focamos apenas nos pequenos ajustes táticos individuais de todos atletas para realizarmos uma grande partida na estreia do Carioca contra o Flamengo, em Sergipe”, conta Alex.
Sob comando do técnico Caio Zanardi, o Boavista conta com alguns medalhões no elenco. Isso porque, o goleiro Diego Loureiro passou pelo Botafogo e o meia Erick Flores é ex-Flamengo, já o lateral esquerdo Matheus Mascarenhas e o atacante Matheus Alessandro são ex-jogadores do Fluminense. No entanto, a estreia é contra o elenco alternativo do Rubro-Negro.
Enquanto o elenco principal do Flamengo estiver em pré-temporada nos Estados Unidos, o plantel alternativo assume a responsabilidade no Campeonato Carioca. Dessa forma, os Garotos do Ninho é quem vão enfrentar o Boavista na Arena Batistão, em Aracaju. Porém, Alex Souto Maior minimiza o fato de o Boavista enfrentar os jovens do Rubro-Negro e liga o alerta para a disposição dos meninos.
“Sabemos que jovens atletas querem mostrar seu valor para ganharem mais espaços na equipe profissional. Indo mais além, atletas jovens apresentam uma capacidade de recuperação após ações de potência e força mais rápida… fato que gera mais atenção durante a preparação tática. Estamos cientes que enfrentaremos uma equipe potente e será uma grande partida”, pontua o coordenador do Boavista.
Flamengo e Boavista se enfrentam na Arena Batistão, em Aracaju, a partir das 16h (horário de Brasília) deste domingo (120). Portanto, o Coluna do Fla transmite a partida da primeira rodada do Campeonato Carioca AO VIVO, direto da capital sergipana.
Foto: Divulgação / Boavista SC
Como está sendo a preparação do Boavista para a estreia contra o Flamengo? Desde quando o elenco iniciou a pré-temporada?
Nossa preparação iniciou em meados de novembro, com foco inicial no desenvolvimento da capacidade cardiorrespiratória, força e potência muscular dos atletas. Neste momento, nossa preparação física, tática e técnica encontra-se na fase de lapidação, ou seja, já atingimos todas as métricas de alta performance de acordo com a periodização programada para estreia no Campeonato Carioca. Nesta fase final da periodização, focamos apenas nos pequenos ajustes táticos individuais de todos atletas para realizarmos uma grande partida na estreia do Carioca contra o Flamengo, em Sergipe.
Quais são as caraterísticas físicas do seu elenco para esse Carioca?
Nossa equipe é bastante experiente, com atletas que atuaram nas Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. Desta forma, são atletas com bastante velocidade, potência, força, estabilidade e mobilidade. Assim, pronto para acelerar, desacelerar, mudar de direção, além de um excelente confronto. Estamos com uma grande estrutura para dar todo suporte aos nossos atletas com intuito de promover alta performance e prevenir lesões.
Flamengo vai com time alternativo para Aracaju. Existe alguma diferença na preparação do Boavista sabendo que o time do Fla será o de garotos?
Em relação à preparação física, não periodizamos os treinamentos especificamente para uma equipe e sim para toda a competição. Contudo, sabemos do poder da equipe do Flamengo e, além disso, sabemos que jovens atletas querem mostrar seu valor para ganharem mais espaços na equipe profissional. Indo mais além, atletas jovens apresentam uma capacidade de recuperação após ações de potência e força mais rápida… fato que gera mais atenção durante a preparação tática. Estamos cientes que enfrentaremos uma equipe potente e será uma grande partida.
O quanto a viagem para Aracaju impacta na estreia? Como será a logística dessa viagem?
O melhor cenário seria a partida no Maracanã. Contudo, o mandante é o Flamengo e optou por este confronto em Aracaju. Assim, nossa comissão técnica ajustou toda nossa logística para a viagem ser menos impactante possível no quesito físico e mental do atleta. Desta forma, chegaremos em Aracaju no sábado pela manhã e treinaremos a tarde.
Como está a expectativa do time pra esse ano? Existe alguma meta pro Carioca, com chegar às semifinais, final, ser campeão?
Com a chegada da SAF no Boavista Sport Club tivemos um alto investimento em estrutura, atletas e comissão técnica. Todo nosso planejamento físico, técnico e tático está voltado para chegarmos à final do campeonato estadual. Além disso, teremos dois grandes desafios: 1) Avançarmos o mais longe possível na Copa do Brasil; 2) Conseguirmos o acesso da Série C do Campeonato Brasileiro.