MundoBola Flamengo
·19 de diciembre de 2024
In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·19 de diciembre de 2024
Luiz Eduardo Baptista, o Bap, tomou posse como presidente do Flamengo oficialmente nesta quarta-feira (18). Em coletiva antes da passagem de bastão, o novo mandatário revelou bastidores do processo que manteve Filipe Luís como técnico do Rubro-Negro, afirmando que o nome de outros treinadores foi avaliado.
Com a mudança de diretoria e principalmente a chegada de um novo diretor de futebol, é comum que se trabalhe a ideia de um treinador com base na avaliação do mesmo. José Boto avaliou outras possibilidades, mas em comum acordo com a diretoria, resolveu que o melhor a se fazer era manter Filipe Luís.
"Conversamos com outros técnicos, esse era o processo. Conversamos com outros diretores técnicos. Foram várias conversas com várias pessoas. Alguns que jamais foram citados. Acho que o processo foi bem conduzido até agora, o Flamengo vai estar em ótimas mãos", contou Bap.
Segundo o 'ge', Bap concedeu a Boto a liberdade para decidir entre manter o atual treinador ou optar por um novo técnico.
Com isso, o fato de Filipe Luís ter uma vasta experiência como jogador no futebol europeu, foi algo que agradou Boto. O novo diretor planeja utilizar a experiência como dirigente no Velho Continente para reformular o departamento de futebol no Flamengo, e contar com um treinador familiarizado com essa estrutura é um facilitador.
Filipe Luis assumiu o Flamengo após a demissão de Tite, com a árdua tarefa de recolocar o time nos trilhos e reerguer o ânimo dos jogadores.
O ídolo conseguiu tal feito trazendo o título da Copa do Brasil, além de mudar toda a forma de jogar para um estilo de jogo que agrada mais à torcida, com bom futebol e resultados.
Filipe Luís encerrou 2024 com um aproveitamento de 15 jogos à beira do campo, com nove vitórias, cinco empates e apenas uma derrota.
Português novo diretor técnico do Flamengo pelo próximo triênio, José Boto, principal responsável pela análise de Filipe Luís e decisão pela permanência do técnico, recebeu muitos elogios de Bap.
O novo mandatário falou da experiência de Boto e do profissionalismo do mesmo, destacando metodologia e planejamento do dirigente português com passagens por Benfica e Shaktar Donetsk, da Ucrânia.
"É uma visão diferente quando você tem um profissional cuidando do negócio. Ele é muito experiente. O que mais me encanta nele é que ele sabe o que e como fazer. Muitas vezes você lida com uma pessoa que tem uma visão estratégica, mas não é tão boa do ponto de vista operacional. Eu gosto do Boto porque ele combina as duas coisas. Eu acredito que eu separo a razão e a emoção. Ele acredita em processo, metodologia e planejamento", disse Bap.