Portal dos Dragões
·14 de marzo de 2026
Farioli desvaloriza possível liderança de sete pontos e critica calendário

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·14 de marzo de 2026

O treinador portista, Francesco Farioli, realçou hoje o posicionamento do FC Porto em três frentes numa temporada que deveria ser uma “época de reconstrução”, numa antevisão ao encontro com o Moreirense, referente à 26.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Depois da vitória em Estugarda (2-1), na quinta-feira, na primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa, o técnico italiano enalteceu o percurso dos dragões esta época, quando a equipa lidera o campeonato e atingiu as meias-finais da Taça de Portugal.
“O facto de gerirmos a qualidade e energia do grupo em três competições diz muito do trabalho que tem sido conseguido. É importante relembrar que esta seria supostamente uma época de reconstrução e conquistámos o direito de estar nesta situação em março, de sermos donos do nosso próprio destino”, afirmou em conferência de imprensa no Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa, no Olival.
Farioli elogiou a equipa de Moreira de Cónegos, lembrando a sua sexta posição na classificação e o encontro da primeira volta (vitória portista por 2-1) para sublinhar as dificuldades que espera encontrar.
“É bom voltarmos ao Dragão, depois de três jogos fora. Jogamos frente a uma equipa que tem sido uma das melhores surpresas do campeonato, que joga muito bem. O facto de estar confortável na tabela, como disse o Vasco [Botelho da Costa], não deve fazer com que relaxemos, mas sim o contrário. O jogo da primeira volta, apesar de termos sido controlado por nós, foi muito difícil de desbloquear”, recordou.
A possibilidade de, provisoriamente, serem sete os pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o Sporting, que adiou o seu jogo da ronda 26, não altera a perspectiva do treinador, mas levou-o a comentar a calendarização das provas.
“Mantemo-nos focados em nós e no nosso jogo. O facto de outras equipas terem tido a possibilidade de adiar os seus jogos é uma decisão muito particular. O Sporting tem um calendário muito apertado, como nós, e não há espaço até à última semana para recuperar esse jogo em atraso. Não devemos gastar energias em coisas que não controlamos”, avaliou.
Farioli acrescentou que o FC Porto terá de saber adaptar-se aos diferentes momentos de cada partida, sobretudo se a participação na Liga Europa prolongar a carga de jogos: “Temos de nos ajustar a várias facetas. Nesta fase da minha carreira, sou um treinador mais completo, mas ainda posso melhorar. A única forma de termos sucesso nas várias competições é encontrar as melhores respostas que cada jogo nos pede”.
Luuk de Jong, Samu e Nehuén Pérez continuam indisponíveis para a partida de domingo.
O líder da I Liga, FC Porto, com 66 pontos, recebe o Moreirense, sexto classificado com 35, às 20:30 de domingo no Estádio do Dragão, no Porto, em jogo da 26.ª jornada, sob a arbitragem de Carlos Macedo, da associação de Braga.









































