Zerozero
·21 de marzo de 2026
Farioli revela dúvida de última hora e fala sobre Luuk de Jong: «Quase impossível»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·21 de marzo de 2026

O FC Porto volta a virar as atenções para a Liga Portugal Betclic, onde vai visitar o reduto do SC Braga, às 20h30 de domingo, num jogo a contar para a 27.ª jornada. Francesco Farioli, treinador dos dragões, realizou a habitual conferência de imprensa de antevisão.
Possíveis dificuldades em Braga: «Estão muito bem desde o início da época e desde a chegada do novo treinador. É uma equipa que tem estado muito bem no campeonato e na Liga Europa, com esse feito do top-8 e agora da qualificação para a próxima fase. É uma equipa que marca muitos golos, com maior posse de bola, são muito dominantes e agressivos. Espero um jogo bastante semelhante aos jogos que fizemos frente ao Stuttgart. A maneira como se comportam é bastante clara, apesar de serem mais orientados para guardar a bola. Com toda a certeza que será um jogo aberto entre duas equipas que entrarão com o mesmo objetivo. Nós temos de recarregar baterias e jogar todas as cartas amanhã.»
Boletim clínico: «Todos recuperaram bem. Hoje tivemos toda a equipa no treino. O único que ainda está a ser avaliado é o Diogo Costa, devido a uma dor nas costas e alguma inflamação na perna. Vamos tomar a decisão no último momento antes do jogo para ver se estará confortável. Todos os outros estão disponíveis, sem contar, claro, com os lesionados mais prolongados e o Rodrigo Mora, que estará de fora entre 10 a 15 dias.»
Regresso de Luuk de Jong: «Quase impossível. Estamos quase no fim de março e a equipa conseguiu recuperar da ausência dele e do Samu, mas estamos sem dois avançados de topo. E o poder da equipa e do coletivo conseguiu com que não se sentisse muito isso. Puseram-nos numa condição em que, mesmo com essas lesões, estamos em três competições e com o desejo de ganhar em todas. Isso diz muito do trabalho que todos estão a fazer. Às vezes, esquecemo-nos um pouco disso.»
O que espera do SC Braga? «Não sei quem vão colocar dentro do relvado e não posso controlar isso. Mas da nossa parte, temos a equipa pronta para competir a um bom nível e, dos 23 jogadores que estão prontos, vou escolher aqueles que acredito que vão aumentar a nossa chance. Isso é mais importante. O SC Braga vem de um jogo internacional e jogou um dia mais cedo do que nós, mas parece-me claro que será um jogo que vai exigir muito a nível físico. São uma equipa muito intensa e será também um jogo muito tático. Vai ser resolvido nos pequenos detalhes e na atenção total às pequenas coisas que podem mudar as dinâmicas.»
Representação na seleção polaca: «Estamos muito contentes pelas chamadas do Bednarek e do Kiwior, que estão habituados, mas também pela do Pietuszewski. Há uns dias recebi uma chamada de um responsável da seleção, que estava curioso para saber como é que o jogador estava a reagir a tudo. Espero que sejam bem-sucedidos.»
Referências da primeira volta: «Posso pegar na conferência de imprensa que fiz antes do jogo com o Stuttgart e quase copiá-la. A vontade deles é ter a bola e circular no meio-campo adversário. E combinando isso ao desejo que têm, à agressividade, ao envolvimento dos jogadores da frente, dos alas... São muito corajosos em todo o campo e é uma equipa que gosto muito pela forma como joga. Penso que amanhã teremos um jogo aberto entre duas equipas que colocarão em prática o seu futebol, claro que com pequenas diferenças. Podemos referir os adjetivos corajosos e destemidos.»
Gabri Veiga: «A evolução do Gabri tem sido muito positiva. A lesão abrandou-o um bocadinho, mas penso que tem estado de volta. O seu impacto recente tem sido muito positivo e podemos voltar a todos os jogos em que esteve envolvido. Do meu lado, está muito claro o nível de apreciação que tenho por ele. Sem o Rodrigo, claro que teremos de fazer algo diferente. O Tiago Silva, da equipa B, vem connosco.»
Jogo mais difícil até ao fim do campeonato? «Consegue lembrar-me quantos jogos ainda faltam? E pontos? Essa é a resposta. Ainda faltam jogar 24 pontos. Claro que o SC Braga é um adversário fortíssimo, mas a corrida é longa. Vamos passo a passo. Amanhã poderá ser um passo importante, sim, mas não será decisivo.»




En vivo


En vivo


En vivo


En vivo


En vivo


En vivo


En vivo


En vivo


En vivo


En vivo



















