Portal dos Dragões
·13 de febrero de 2026
FC Porto enfrenta ciclo terrível de nove jogos em cinco semanas com várias baixas por lesão

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·13 de febrero de 2026

O FC Porto vai enfrentar nas próximas semanas uma sequência ‘louca’ que só cessa com a paragem para os compromissos das selecções nacionais no final de março.
Entre a I Liga, a Taça de Portugal e a Liga Europa, a equipa terá nove encontros nas próximas cinco semanas, período em que pode sair por completo das provas ou manter-se na luta nas três competições em que está envolvida nesta fase da época.
Ora, Francesco Farioli terá de encarar esta maratona de partidas com várias lesões prolongadas no plantel e com uma gestão mais minuciosa da fadiga dos jogadores disponíveis. Vejamos com calma.
Os próximos nove jogos são decisivos para os objectivos da temporada dos dragões. Apesar de a série começar com três partidas teoricamente mais acessíveis, importa recordar que foi frente ao Casa Pia, na cauda da classificação, que os portistas sofreram a primeira derrota no campeonato.
Assim, a deslocação à Choupana para defrontar o Nacional, já este domingo, não será tarefa simples, tal como as recepções ao Rio Ave e ao Arouca, nos dias 22 e 27 de fevereiro, respectivamente, equipas conhecidas por não facilitarem.
A partir daqui a exigência aumenta para a equipa orientada por Francesco Farioli. Depois de receber os lobos, segue-se uma visita ao Estádio de Alvalade para abrir o mês de março com decisões relevantes: primeiro a meia-final da Taça de Portugal frente ao Sporting (1.ª mão) e, em seguida, uma deslocação difícil ao Estádio da Luz para defrontar o Benfica, jogo que pode ser determinante nas aspirações ao título, no dia 8 do próximo mês.
Na mesma semana mantém-se a dificuldade, com uma viagem europeia para a 1.ª mão dos oitavos-de-final da Liga Europa, onde o FC Porto enfrentará um dos clubes provenientes dos pares Estugarda ou Celtic, ou Ludogorets ou Ferencváros, conforme ditar o sorteio.
Dia 15 de março há regresso ao Dragão para receber o Moreirense para a I Liga, antes de disputar em casa a segunda mão desses ‘oitavos’ da Liga Europa, que decidirá o percurso europeu.
A sequência termina com mais um teste exigente, já que a 22 de março – sensivelmente uma semana antes dos jogadores partirem para as selecções – o FC Porto visita a Pedreira para medir forças com um Sporting de Braga em ascensão.
Para agravar a situação, o plantel dos azuis e brancos saiu do Clássico com o Sporting com uma autêntica ‘razia’ nas peças fundamentais.
Primeiro, e mais preocupante, foi anunciada esta terça-feira a lesão de Samu Aghehowa, que deverá falhar o resto da época devido a uma entorse no joelho direito com rutura do ligamento cruzado anterior, podendo mesmo comprometer a sua presença no Campeonato do Mundo de selecções de 2026.
Minutos depois chegaram mais duas más notícias: Jakub Kiwior sofreu uma lesão muscular na coxa direita e deverá estar ausente várias semanas, enquanto que Martim Fernandes, caso menos grave dos três, vai falhar alguns jogos devido a uma fascite plantar.
Assim, o FC Porto encara talvez a maior prova contínua desde que Francesco Farioli assumiu o comando técnico, exigindo uma estratégia de longa duração para o próximo mês e meio de competição ‘non-stop’.









































