Zerozero
·14 de octubre de 2025
FC Porto homenageou Jorge Costa: «Impossível pedir mais ao nosso <i>bicho</i>»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·14 de octubre de 2025
O centro de treinos do FC Porto passa a chamar-se Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa, numa homenagem que os dragões fizeram esta terça-feira, data de nascimento, ao seu falecido herói e capitão. «Um pequeno gesto que deveria ter sido feito em vida e que nunca retribuirá tudo o que lhe devemos», disse André Villas-Boas.
«Queremos não apenas recordar o atleta, mas manter o seu legado vivo diante das novas gerações que aqui se formarão. Quem entrar por estas portas verá o nome de quem melhor personificava o orgulho e responsabilidade de envergar a nossa camisola. Deixo aqui uma palavra de gratidão à família de Jorge Costa, obrigado por partilharem este grande homem e capitão. Neste clube nunca será esquecido, continuaremos a contar a sua história», atirou o presidente do FC Porto, com alguma emoção na voz.
«Todos os que entrarão neste espaço irão inevitavelmente cruzar-se com um capitão que fez todos os dias um hino à coragem e ao espírito de equipa, que nunca jogava a meio gás e nunca virava a cara à luta, que por mais de uma década liderou com voz e exemplo, tendo levantado os títulos mais importantes na história do nosso clube. Era impossível pedir mais ao nosso bicho.»
Para fechar o seu período de declarações, o presidente apontou para o recente regresso ao clube e, uma vez mais, ao seu simbolismo na esfera azul e branca:
«Até há bem pouco tempo regressou a esta casa e era um dirigente como poucos. Ninguém lhe ficava indiferente nos corredores do Olival. Foi muito para o FC Porto, para nós e para mim. Foi, como poucos, um verdadeiro símbolo portista. Muitos vestiram esta camisola, poucos a honraram como o bicho.»
En vivo