FC Porto jogou frente ao Utrecht na Luz em 1982, hoje seria impensável | OneFootball

FC Porto jogou frente ao Utrecht na Luz em 1982, hoje seria impensável | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·5 de noviembre de 2025

FC Porto jogou frente ao Utrecht na Luz em 1982, hoje seria impensável

Imagen del artículo:FC Porto jogou frente ao Utrecht na Luz em 1982, hoje seria impensável

FC Porto e Utrecht vão disputar o terceiro encontro oficial entre ambos, com a particularidade de o mais recente ter-se realizado no Estádio da Luz. A 30 de setembro de 1982, depois de uma vitória (1-0) na Holanda, os dragões, que tinham o Estádio das Antas interditado devido a incidentes ocorridos na época anterior na receção ao Standard Liège, foram obrigados a deslocar-se para o sul do país e optaram pela Luz, numa decisão facilitada pelas boas relações entre os dois clubes, então presididos pelos recém-eleitos Pinto da Costa e Fernando Martins.

Titular na baliza do FC Porto nos dois jogos frente ao Utrecht, Jorge Amaral recorda com nostalgia o duelo disputado na capital, algo que considera “impensável” nos tempos atuais.


OneFootball Videos


“Tenho recordação pela estranheza de termos feito esse jogo no Estádio da Luz, não porque houvesse algum clima de hostilidade, mas por ser no terreno de um clube rival. Tenho ideia de que o estádio não estava muito cheio, foi um jogo normal, que vencemos com toda a naturalidade, em que tivemos o apoio dos nossos adeptos, que marcaram presença na Luz. Estariam mais adeptos se o jogo tivesse acontecido no Estádio das Antas, mas não senti qualquer animosidade em relação à equipa do FC Porto”, revelou o antigo guarda-redes, em declarações ao jornal o Portal dos Dragões, acreditando que não seria possível fazer o mesmo atualmente.

“Hoje em dia, seria impensável. Agora, seríamos capazes de brincar um pouco com isso, como aquela história de a Luz ser o nosso salão de festas ou quando o senhor Pinto da Costa foi dar uma entrevista ao Estádio da Luz, tudo isso são encarados como factos estranhos. Na altura, a situação não deu tanto brado, tanta estranheza. Lembro-me que foi referido, mas não foi dado ênfase como, se calhar, aconteceria se fosse hoje. Quem viveu esse jogo recorda-se dele como um marco, algo impensável atualmente, fazer uma segunda mão de uma eliminatória europeia na casa de um rival… Agora, quando se fala nisso tem mais impacto”, recordou o atual comentador da CMTV, a propósito do jogo que o FC Porto venceu, por 2-0.

O episódio não foi inédito: o FC Porto já havia escolhido a Luz para receber o Schalke 04, na época 1976/77, na Taça UEFA. Em 1982/83, o confronto com o Utrecht pertenceu à mesma competição e teve lugar num clima de cordialidade entre rivais, que permitiu ao FC Porto transformar a Luz na sua casa em mais uma noite europeia.

“Os presidentes davam-se bem e era natural chegarem a um acordo, não acontecia como agora, esta onda de agressividade que existe entre os adeptos. Havia cordialidade e outra coisa que atualmente não existe, que é colocar-se os interesses nacionais à frente das rivalidades quando se defrontava clubes estrangeiros. Hoje, seria impensável”, reforçou o antigo guardião portista.

Ver detalles de la publicación