Portal dos Dragões
·14 de julio de 2025
FC Porto paga 13.3 milhões de euros pelo espanhol Borja Sainz

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·14 de julio de 2025
Num comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a SAD do FC Porto revelou que, para além dos 13,3 ME, o acordo inclui uma possível remuneração variável de até 2 milhões de euros, dependendo do cumprimento de certos objetivos.
O Norwich, por sua vez, terá direito a 20% das mais-valias de uma futura transferência do jogador, mas será responsável por qualquer mecanismo de solidariedade que deva a terceiros, num acordo que inclui ainda 600 mil euros em comissões de intermediação para o FC Porto.
Com um contrato até 2030, Borja Sainz terá uma cláusula de rescisão fixada em 100 ME, conforme indicado pelo FC Porto no comunicado enviado ao regulador.
“Sinto-me muito orgulhoso e muito feliz. O FC Porto é o melhor clube de Portugal e estou muito contente e ansioso por começar”, disse o jogador em declarações aos meios de comunicação dos ‘azuis e brancos’.
O jogador, que prefere atuar como extremo esquerdo, garantiu que os adeptos “podem contar com um jogador ambicioso, disposto a ajudar a equipa no que for necessário, que é forte no um para um e que tem uma grande vontade de marcar golos e de proporcionar assistências”.
“Falei com o Samu no primeiro dia em que me contactaram. Ele disse-me maravilhas sobre este clube. Sei que ele está muito feliz por aqui. Agradeço-lhe por me ter ajudado ao chegar”, revelou o espanhol, que espera que este “seja um grande ano” para o FC Porto.
Sainz, de 24 anos, iniciou a sua formação no Athletic Bilbau, mas fez a sua estreia na primeira divisão de Espanha com o Alavés na temporada 2019/20, onde marcou dois golos em 44 jogos ao longo de duas épocas.
Depois, foi emprestado ao Saragoça em 2021/22, onde participou em 35 jogos e marcou três golos, antes de sua primeira experiência no estrangeiro na Turquia, com o Giresunspor, onde fez nove golos em 32 jogos.
O jogador transferiu-se para o Norwich em 2023, onde, até agora, participou em 82 jogos e marcou 27 golos.
Na temporada passada, Sainz destacou-se como o melhor marcador dos ‘canários’ no Championship, com 18 golos, embora isso não tenha sido suficiente para a equipa além do 13.º lugar na tabela.
O extremo, que é internacional sub-19 por Espanha, é o quarto reforço do FC Porto para a nova temporada, seguindo-se a Gabri Veiga (ex-Al Ahli), ao guarda-redes João Costa (ex-Estrela da Amadora) e ao defesa central croata Dominik Prpic (ex-Hajduk Split).
Os portistas, agora sob o comando do italiano Francesco Farioli, iniciaram os treinos de pré-temporada na passada sexta-feira, com a estreia na I Liga 2025/26 marcada para o fim de semana de 9 e 10 de agosto, onde receberão o Vitória de Guimarães no Estádio do Dragão.