Portal dos Dragões
·22 de febrero de 2025
FC Porto responde a Frederico Varandas: “O santo que tenta controlar a todo o custo o futebol português”

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·22 de febrero de 2025
Este sábado, o FC Porto utilizou a sua habitual newsletter ‘Dragões Diário’ para responder às declarações de Frederico Varandas, presidente do Sporting, numa entrevista ao canal do clube de Alvalade, onde este fez várias críticas aos rivais. Os dragões chamaram Varandas de “o santo do futebol português”, fazendo várias críticas e solicitando uma ação do Conselho de Disciplina, do Conselho de Arbitragem e da APAF em resposta às suspeitas que este lançou.
“O santo do futebol português falou e Portugal parou para o ouvir”, inicia o FC Porto.
“O santo, que tenta controlar o futebol português em benefício próprio, emite opiniões sobre árbitros, conselhos de arbitragem e lances polémicos, sempre com a ‘clareza e transparência’ que lhe é atribuída – como se fosse uma característica sua”, prossegue o clube.
“O santo acusa os outros de manipulação, condicionamento, e jogos de bastidores. Sim, o mesmo santo que, semanalmente, põe em causa a seriedade de árbitros internacionais através de comentadores e ex-presidentes do Grupo Stromp”, acrescenta o FC Porto.
“Convenientemente, o santo esqueceu-se de rever os lances que beneficiaram a sua própria equipa, como cotoveladas, expulsões, e uma constante agressividade verbal, ao mesmo tempo que ignora a desobediência às regras da Liga com treinadores não qualificados. Também se esqueceu que, nesta época, um jogador do Sporting colocou em risco um espectador e que outro conseguiu uma redução de pena ao transformar uma agressão em um mero encosto”, acrescenta o clube.
“Se realmente quisesse ser imparcial e se preocupasse com o futebol português, saberia que a tecnologia VAR não funciona a 100% em Portugal e que os árbitros VAR têm uma qualidade de imagem inferior à que os adeptos têm em casa. Em vez disso, lança suspeições sobre os outros em uma tentativa de obter ‘favorecimentos’ para o seu clube na reta final do campeonato”, continua o FC Porto, dirigindo-se diretamente a Varandas.
“Ao santo, o FC Porto deseja dizer o seguinte: deixe-se de hipocrisias, não distorça a sua coluna, ganhe o respeito do seu povo e não suspeite dos outros. Para promover a paz no futebol português, preocupe-se consigo mesmo e respeite o trabalho dos outros. O FC Porto é guiado pelos seus valores e pelo desejo de promover a marca e a indústria do futebol português. Respeite-o para que também seja respeitado”, finalizam os dragões, pedindo consequências.
“O FC Porto aguardará com calma a posição do Conselho de Disciplina e do Conselho de Arbitragem da FPF e da APAF sobre as suspeitas feitas pelo presidente de um clube sobre a seriedade dos árbitros e espera um castigo exemplar pelo bem do futebol português”, concluem os dragões.