Portal dos Dragões
·4 de septiembre de 2025
FC Porto, Sporting ou Benfica? Quem sofre mais com a ‘razia’ das seleções?

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·4 de septiembre de 2025
A primeira pausa internacional da época 2025/26 volta a provocar uma verdadeira debandada nos plantéis das principais equipas da I Liga: Sporting, Benfica e FC Porto vêem muitos dos seus jogadores ausentes, o que condiciona a preparação para os próximos compromissos nacionais e europeus.
Fizemos as contas aos elementos que estarão disponíveis e aos que foram chamados às seleções nas casas dos leões, das águias e dos dragões.
O plantel principal do Benfica regressou aos treinos no Seixal após o sofrido triunfo em Alverca com apenas oito atletas à disposição de Bruno Lage. São eles Samuel Soares, Tomás Araújo (recém-recuperado de lesão), Enzo Barrenechea, Diogo Prioste, Gianluca Prestianni, Fredrik Aursnes (que já renunciou à seleção da Noruega), Henrique Araújo e o reforço Lukebakio.
No total, as águias cederam 18 jogadores às respetivas seleções: Otamendi (Argentina), António Silva (Portugal), Richard Ríos (Colômbia), Pavlidis (Grécia), Barreiro (Luxemburgo), Dahl (Suécia), Schjelderup (Noruega), Trubin e Sudakov (Ucrânia), Dedic (Bósnia-Herzegovina), Ivanovic (Croácia), Gonçalo Oliveira e João Veloso (Portugal Sub-21), Obrador (Sub-21 de Espanha), Leandro Santos e João Rego (Sub-20 de Portugal), Joshua Wynder (Sub-20 dos Estados Unidos) e Diogo Ferreira (Sub-19 de Portugal).
As águias regressam à competição a 12 de setembro, recebendo o Santa Clara na 5.ª jornada da I Liga, e quatro dias depois recebem também, na Luz, o Qarabag no arranque da Liga dos Campeões.
Rui Borges orientou o treino de quarta-feira, em Alcochete – o primeiro desde a derrota caseira no Clássico com o FC Porto – com o clube privado de 14 jogadores que rumaram às respetivas seleções.
Foram chamados: Rui Silva, Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Gonçalo Inácio (Portugal), Ioannidis e Vagiannidis (Grécia), Zeno Debast (Bélgica), Giorgi Kochorashvili (Geórgia), Morten Hjulmand (Dinamarca), Luis Suárez (Colômbia), Geny Catamo (Moçambique), Geovany Quenda (Portugal Sub-21), Rodrigo Ribeiro (Portugal Sub-20) e João Simões (Portugal Sub-19).
Perante estas ausências, o treinador dos leões chamou seis jogadores da equipa B: Rafael Besugo, Samuuel Justo, Bruno Ramos, Lucas Anjos, Rafael Nel e Rodrigo Dias, que tiveram oportunidade de mostrar-se ao treinador principal dos bicampeões nacionais.
Por lesão continuam ausentes Nuno Santos, Daniel Bragança, Maxi Araújo, Ousmane Diomande e Hidemasa Morita.
O Sporting volta a jogar a 13 de setembro, visitando o Famalicão, e entra na Liga dos Campeões a 18 de setembro, em Alvalade, frente ao Kairat Almaty.
No FC Porto ainda não houve retorno ao trabalho após a vitória no Clássico: Francesco Farioli concedeu cinco dias de folga ao plantel.
O regresso está marcado para sexta-feira à tarde no Centro de Treinos do Olival, em Gaia, mas sem dez jogadores ao serviço das seleções: Diogo Costa, Jan Bednarek, Jakub Kiwior, Victor Froholdt, Deniz Gül, Alan Varela, Stephen Eustáquio, Pablo Rosário, Dominik Prpic e Rodrigo Mora.
Os dragões recebem o Nacional a 13 de setembro e visitam o Rio Ave a 21 de setembro, antes da estreia europeia na Liga Europa, a 25 de setembro, em Salzburgo.