Federação de Treinadores vê “postura inaceitável” de Oswaldo e pede desculpa a Ancelotti | OneFootball

Federação de Treinadores vê “postura inaceitável” de Oswaldo e pede desculpa a Ancelotti | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·5 de noviembre de 2025

Federação de Treinadores vê “postura inaceitável” de Oswaldo e pede desculpa a Ancelotti

Imagen del artículo:Federação de Treinadores vê “postura inaceitável” de Oswaldo e pede desculpa a Ancelotti

A Federação Brasileira de Treinadores de Futebol (FBTF) repudiou, na noite desta terça-feira, as declarações dadas pelo ex-treinador Oswaldo de Oliveira sobre treinadores estrangeiros, que constrangeram o técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti. A entidade se manifestou por meio de nota oficial e pediu desculpas ao comandante italiano.

Mais cedo nesta terça-feira, Oswaldo de Oliveira marcou presença no 2º Fórum Brasileiro dos Treinadores de Futebol, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. O ex-treinador expôs seu pensamento sobre treinadores estrangeiros no futebol brasileiro e constrangeu Ancelotti.


OneFootball Videos


“Tomara que nós cheguemos a ter novamente os treinadores brasileiros brilhando, dirigindo os clubes e, quando, é claro, o Ancelotti for embora depois de ser campeão no ano que vem, que volte um brasileiro”, disse Oswaldo de Oliveira no palco do evento, na presença do técnico italiano.

Em comunicado, a FBTF classificou a postura de Oswaldo de Oliveira como “inaceitável” e saiu em defesa de Ancelotti, citando a longeva carreira de sucesso do comandante italiano.

“A FBTF considera inadmissível que um profissional que, ao longo de sua carreira, ocupou espaços relevantes no cenário nacional e internacional, utilize sua fala de maneira desequilibrada e ofensiva para desqualificar colegas de profissão e propagar discursos que desrespeitam o esforço coletivo de uma categoria”, escreveu a entidade.

A organização ainda lamentou o episódio e fez um pedido de desculpas direcionado ao presidente da CBF, Samir Xaud, ao técnico Carlo Ancelotti e, ainda, à alta cúpula da confederação.

Mais cedo, o diretor da FBTF, Alfredo Sampaio, também condenou as declarações de Oswaldo de Oliveira e chamou o episódio de “vexame”. “Sei que isso vai chegar nele e faço questão que chegue. Fica aqui o meu repúdio à postura inadequada que ele teve em um evento tão importante”, disse o dirigente.

Confira a nota completa da FBTF:

Rio de Janeiro, 04 de Novembro de 2025

NOTA DE DESAGRAVO

A Federação Brasileira de Treinadores de Futebol: – FBTF, entidade representativa dos profissionais que dignificam e constroem diariamente a história da futebol brasileiro, vem a público manifestar seu mais veemente repúdio ds declarações e à postura inaceitável do ex-treinador Oswaldo de Oliveira, que, durante a realização do 2º Fórum de Treinadores de Futebol de Futebol, de forma desrespeitosa e desnecessária, proferiu palavras que atingiram a Confederação Brasileiro de Futebol (CBF) – instituição que, com respeito e espírito de colaboração, abriu as portas de sua sede para receber o evento e acolher os treinadores brasileiros.

Nós, treinadores de futebol sabemos que o futebol não tem fronteiras. o Técnico Carlo Ancelotti é um profissional extremamente competente, com enormes conquistas e que merece todo respeito da categoria dos Treinadores.

A FBTF considera inadmissível que um profissional que, ao longo de sua carreira, ocupou espaços relevantes no cenário nacional e internacional, utilize sua fala de maneira desequilibrada e ofensiva para desqualificar colegas de profissão e propagar discursos que desrespeitam o esforço coletivo de uma categoria que, com tanto empenho, busca reconhecimento e valorização em meio a inúmeros desafios estruturais e institucionais.

A Federação lamento profundamente a ocorrido, que manchou o espirito de união e diálogo que marcou a evento, idealizado justamente para fortalecer a classe dos treinadores e promover o respeito entre todos os agentes do futebol.

Por fim, a FBTf apresenta suas sinceras desculpas ao Presidente do Confederação Brasileira de Futebol, Sr. Samir Xaud, à diretoria da CBF, em especial, ao técnico Carlo Ancelotti, reafirmando a admiração, o respeito e o reconhecimento dos treinadores brasileiros pelo trabalho sério e pela contribuição de todos os que engrandecem o futebol.

Federação Brasileira de Treinadores de Futebol – FBTF

Rio de Janeiro, 04 de novembro de 2025

Atenciosamente“.

Ver detalles de la publicación