Fifa marca data de estreia do campeão da Libertadores na Copa Intercontinental | OneFootball

Fifa marca data de estreia do campeão da Libertadores na Copa Intercontinental | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·10 de septiembre de 2025

Fifa marca data de estreia do campeão da Libertadores na Copa Intercontinental

Imagen del artículo:Fifa marca data de estreia do campeão da Libertadores na Copa Intercontinental

Com a Libertadores prestes a disputar as quartas de final, a Fifa divulgou nesta quarta-feira (10) as datas da Copa Intercontinental deste ano. O campeão da competição continental sul-americana estreia no torneio no dia 10 de dezembro, contra o Cruz Azul-MEX. O início da competição acontece já em 14 de setembro.

Desde o ano passado, a Copa Intercontinental substituiu o antigo Mundial de Clubes como torneio anual da Fifa com os campeões continentais. Vale ressaltar que a competição é diferente da Copa do Mundo de Clubes, que teve a primeira edição em 2025 e será jogada a cada quatro anos.


OneFootball Videos


O novo formato foi criado para agradar principalmente aos clubes europeus, que reclamaram do desgaste envolvido em jogar duas partidas na competição. Assim, a Fifa alterou o formato e criou basicamente um caminho de mata-mata entre os outros continentes, em que o campeão desafia o vencedor da Champions.

Para cada fase (com exceção do primeiro jogo), a Fifa designou um nome baseado nas posições geográficas. A partida entre o campeão sul-americano e o Cruz Azul, por exemplo, será o Dérbi das Américas. Ainda não há um palco definido para esta partida.

Neste ano, a Copa Intercontinental começa no dia 14 de setembro, com o duelo entre Pyramids-EGY e Auckland City-NZL, no Egito. O vencedor volta a campo no dia 23, contra o Al Ahli-SAU, para decidir na Arábia Saudita a Copa África-Ásia-Pacífico e selar uma das vagas na semifinal.

No caso deste segundo jogo, a Arábia Saudita foi escolhida devido a um rodízio que será feito pela Fifa na Copa África-Ásia-Pacífico. Anualmente, África e Ásia vão se alternar recebendo a partida. Dessa vez, será no Estádio King Abdullah Sports, em Jedá.

Do outro lado da chave, o campeão da Libertadores encara o Cruz Azul no dia 10 de dezembro, no já citado Dérbi das Américas. O vencedor dessa partida, naturalmente, encara o que triunfar na Copa África-Ásia-Pacífico pela Copa Challenger.

Só então o vencedor poderá desafiar o PSG, atual campeão da Liga dos Campeões da Europa, na final do dia 17 de dezembro. Confira a tabela completa abaixo:

  • 14 de setembro: Pyramids x Auckland City — 15h (horário de Brasília)
  • 23 de setembro: Al Ahli x Pyramids ou Auckland City (Copa África-Ásia-Pacífico)
  • 10 de dezembro: Campeão da Libertadores x Cruz Azul (Dérbi das Américas)
  • 13 de dezembro: Vencedor do Dérbi das Américas x Vencedor da Copa África-Ásia-Pacífico (Copa Challenger)
  • 17 de dezembro: PSG x Vencedor da Copa Challenger (Final)

Como cada time se classificou para a Copa Intercontinental

A título de informação, o MundoBola Flamengo separou cada integrante da Copa Intercontinental e o motivo de jogar o torneio. No total, são seis participantes de continentes diferentes — e apenas o da América do Sul não está confirmado. Flamengo, São Paulo e Palmeiras seguem na disputa entre brasileiros.

  • Pyramids — Vencedor da Liga dos Campeões da África
  • Auckland City — Vencedor da Liga dos Campeões da Oceania
  • Al Ahli — Vencedor da Liga dos Campeões da Ásia
  • Cruz Azul — Vencedor da Liga dos Campeões da Concacaf
  • PSG — Vencedor da Liga dos Campeões da Europa
Ver detalles de la publicación