OneFootball
·30 de noviembre de 2025
In partnership with
Yahoo sportsOneFootball
·30 de noviembre de 2025
Vários feitos incríveis de brasileiros marcaram a final da Libertadores-2025. Filipe Luís tornou-se o técnico que mais rapidamente conquistou a Libertadores após tê-la vencido como jogador, enquanto Danilo entrou para a história ao se tornar o primeiro atleta a ganhar duas Champions League e duas Libertadores.
Então lateral-esquerdo, Filipe Luís venceu sua primeira Liberta em 2019 e voltou a celebrar em campo em 2022. Eis que após três anos e 31 dias, ele levou a Glória Eterna mais uma vez. Só na na condição de treinador. E sempre com o Flamengo.
📸 Hector Vivas - 2025 Getty Images
Quebrou um recorde que durou 52 anos, antes pertencente a Humberto Maschio, que precisou de cinco anos e 281 dias entre os títulos por Racing (1967) e Independiente (1963).
E ainda é apenas o sexto a conquistar a Liberta como atleta e técnico pelo mesmo clube. Roberto Ferreiro (Independiente), Juan Martín Mujica (Nacional), José Osmar Pastoriza (Independiente), Marcelo Gallardo (River Plate) e Renato Gaúcho (Grêmio) atingiram tal feito antes.

Danilo também escreveu seu nome na história. O hoje zagueiro tornou-se o primeiro jogador a conquistar duas Champions League e duas Libertadores.
📸 ERNESTO BENAVIDES - AFP or licensors
Bicampeão europeu pelo Real Madrid, já havia vencido a Libertadores pelo Santos (2011) e, agora, adiciona o título pelo Flamengo, consolidando um feito único no futebol mundial.
Ainda há o "detalhe" que Danilo foi apenas o terceiro jogador a marcar com a camisa do Flamengo em finais de Libertadores após Zico (1981) e Gabigol (2019, 2021 e 2022).
E ele já tinha deixado a sua marca no jogo de volta da final de 2011 com o Peixe.
📸 FRANCK FIFE - AFP or licensors









































