Coluna do Fla
·12 de febrero de 2026
Filipe Luís liga alerta para defesa do Flamengo em começo da temporada

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·12 de febrero de 2026

O Flamengo se prepara para enfrentar o Botafogo, pelas quartas de final do Campeonato Carioca. Para a partida e a sequência da temporada, Filipe Luís liga o alerta para o sistema defensivo do Mais Querido.
Isso porque, no começo da temporada 2026, a defesa rubro-negra praticamente dobrou a média de gols sofridos em comparação ao ano passado. Vale ressaltar que o recorte é válido apenas para jogos com o time principal dentro de campo.
Desde que o elenco profissional assumiu os jogos da temporada, o Flamengo só não foi vazado em uma partida. E foi logo o clássico contra o Vasco, na estreia do time principal este ano. Na ocasião, o Fla venceu o embate por 1 a 0, pelo Carioca.
Até então, no total, o time principal do Flamengo atuou em sete jogos em 2026. Destes, sofreu nove gols, ou seja, soma uma média de 1,29 tentos por partida. Contudo, em 2025, em 78 compromissos, o Fla teve 51 gols sofridos, com média de apenas 0,65.
Apesar de estar com o alerta ligado, Filipe Luís não responsabiliza apenas a defesa do Flamengo pela quantidade de gols sofridos até então. Para o treinador do Flamengo, todo o time não tem cumprido com eficiência o setor defensivo.
— Na fase defensiva, por tomar gols, a gente culpa a defesa, mas eu não consigo separar. Vai conectado junto com o ataque, com o nosso modelo de jogo, com todas as fases do jogo, mas também passa muito pela questão de controlar o jogo com bola. Não estamos conseguindo controlar o jogo com bola como gostaríamos. Não é só o sistema defensivo, é o todo que acaba estourando sempre na fase defensiva -, disse Filipe Luís.
Agora, a nova oportunidade do Flamengo não sofrer gols é no domingo (15), no clássico contra o Botafogo. As equipes disputam as quartas de final do Carioca, no Estádio Nilton Santos, a partir das 17h30 (horário de Brasília).









































