MundoBola
·31 de diciembre de 2025
Filipe Luís vence prêmio de melhor técnico da América

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·31 de diciembre de 2025

Na mesma votação que premiou Arrascaeta como Rei da América, nesta quarta-feira (31), desbancando Lionel Messi, Filipe Luís foi eleito o melhor técnico do continente. O pleito é realizado pelo tradicional jornal El País, do Uruguai, e premiou o técnico do Flamengo pela primeira vez — com menos de um ano e meio de carreira.
O principal concorrente ao prêmio de Filipe Luís era Gustavo Alfaro, da seleção do Paraguai, mas o resultado foi uma votação acachapante para o treinador do Flamengo. No total, o ex-lateral recebeu 191 de 264 votos possíveis, totalizando 72% da preferência geral.
Alfaro ficou na segunda colocação, com 23 votos (8,7%), enquanto a terceira colocação ficou com o treinador Gustavo Costas, do Racing. Curiosamente, este último foi eliminado justamente pelo Flamengo na Libertadores, na fase de quartas de final.
A coroação de Filipe Luís chega após um ano em que conquistou quatro títulos, justamente em sua primeira temporada inteira como profissional. O ano começou com a taça da Supercopa do Brasil, sobre o Botafogo, seguido pelo Carioca em cima do Fluminense.
Depois, em duas disputas diretas com o Palmeiras, chegou a coroação do ano: primeiro, veio o título da Libertadores em Lima, na final contra a equipe paulista. Depois, o Mais Querido assegurou a taça do Brasileirão e relegou o rival à segunda posição.
O fim do ano ainda reservou uma novela e tanto pela renovação de contrato do técnico, que acabou fechando com o Flamengo até 2027 — último ano da gestão Bap.
Realizada desde 1986, a tradicional votação do El País reúne jornalistas de toda a América e inclui apenas jogadores de equipes do continente, naturalmente. E, entre os atletas, o prêmio também ficou com o Flamengo: Arrascaeta foi eleito o Rei da América pela primeira vez na carreira.
Para conquistar o prêmio, o camisa 10 do Flamengo precisou superar ninguém menos que Lionel Messi, dono de temporada arrasadora pelo Inter Miami. O argentino terminou com 43 gols e 26 assistências em 49 partidas, o suficiente para levar o clube ao inédito título da MLS e ser eleito o melhor jogador da competição.
Arrascaeta, por sua vez, fechou a temporada com 25 gols e 20 assistências em 64 jogos, temporada mais artilheira da carreira, e os quatro títulos citados acima. O Flamengo ainda erguei as taças de Dérbi das Américas e Challenger Cup, títulos simbólicos dados na caminhada à final da Copa Intercontinental, contra o PSG.









































