MundoBola Flamengo
·22 de abril de 2025
Flamengo demite Maurício Salgado e contrata Rosana Augusto

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·22 de abril de 2025
O Flamengo divulgou na tarde desta terça-feira (22) uma mudança e tanto no futebol feminino. Maurício Salgado, treinador da equipe, teve o desligamento oficializado pelo clube após início ruim no Brasileirão.
O clube agradeceu ao treinador pelos serviços prestados e já confirmou a substituta: Rosana Augusto, que se torna a primeira mulher a comandar o futebol profissional feminino do Rubro-Negro.
A nova treinadora teve carreira vencedora como atleta, incluindo quatro participações em Jogos Olímpicos e duas medalhas de prata (em Atenas-2004 e Pequim-2008).
Além disso, Rosana jogou quatro Copas do Mundo e três Pan-Americanos antes de virar treinadora. Na função, comandou Red Bull Bragantino e Athletico-PR, mas foi contratada pela Confederação Brasileira de Futebol.
Na CBF, Rosana foi técnica da seleção brasileira sub-20, em 2023, e conquistou o Sul-Americano com uma campanha invicta. O título rendeu até uma vaga na Copa do Mundo, que foi disputada na Colômbia.
“A torcida pode esperar um time com o DNA do Flamengo. Que gosta de ter a posse, com jogo apoiado, bem agressivo, entendendo as vantagens diante dos adversários e sempre duelando com muita raça para vencer as partidas”, destacou Rosana.
A profissional ainda destacou a qualidade do elenco rubro-negro e a necessidade de criar uma identidade para buscar títulos. Ao lado da treinadora, chega ao Flamengo o auxiliar-técnico Ney Melo.
“Minha chegada ao Flamengo aconteceu de forma rápida. Estou muito feliz por fazer parte desse clube gigante e liderar um elenco bastante qualificado. Esperamos criar rapidamente uma identidade e galgar coisas maiores", destacou.
O primeiro foco, segundo Rosana, será o título da Copa Rio. Depois, o clube vai em busca da classificação no Campeonato Brasileiro.
"O primeiro passo é ganhar a Copa Rio e, num segundo momento, gerar confiança nas atletas para conquistar vitórias e a classificação no Brasileiro. Em se tratando de Flamengo, obviamente, o foco é nos títulos", finalizou Rosana.
A mudança vem na esteira de um início difícil do Flamengo no Brasileirão Feminino. Em seis jogos, o Rubro-Negro só venceu duas vezes, contra 3B da Amazônia e Sport, justamente os dois últimos colocados.
De resto, o time empatou em 3 a 3 com o Bahia e foi derrotado por São Paulo (1 a 0), Palmeiras (5 a 2) e Bragantino (2 a 0). Os dois primeiros revezes foram em casa.
A campanha dá à equipe apenas a nona colocação na competição, com sete pontos. Isso significa que, atualmente, o Flamengo estaria fora da zona de classificação para a próxima fase.
No Brasileirão Feminino, os times se enfrentam em turno único na primeira fase. Os oito melhores, então, se classificam para as quartas de final, onde se inicia uma sequência de playoffs para definir o campeão.
E o desafio inicial da nova treinadora será justamente em um clássico. Nesta quarta-feira, o Flamengo decide o título da Copa Rio contra o Fluminense, em Moça Bonita.
O Rubro-Negro precisa apenas de um empate para conquistar o título frente ao rival, que ocupa a terceira colocação no campeonato. A partida está marcada para começar às 15h (horário de Brasília).
En vivo
En vivo
En vivo