MundoBola Flamengo
·16 de julio de 2025
Flamengo e Neymar: 12 anos de flertes, promessas e um namoro que nunca virou real

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·16 de julio de 2025
O Santos x Flamengo desta quarta-feira (16), na Vila Belmiro, vai colocar o Rubro-Negro frente a frente com Neymar depois de 12 anos. Mais do que um jogo, que vale a permanência na liderança do Brasileirão para o Fla, o encontro relembra o “namoro” público entre o atacante e o clube, feito de elogios, gestos e rumores.
O MundoBola Flamengo relembra a trajetória dessa relação formada por declarações, aparições públicas com o Manto Sagrado e especulações de bastidores. Uma história que alimentou um sonho em parte da torcida, mas se tornou motivo de divisão na opinião rubro-negra nos últimos meses.
Desde que deixou o Brasil, Neymar manifestou admiração pelo Flamengo em muitas oportunidades. Em 2016, participou do Jogo das Estrelas de Zico no Maracanã e disse que seria uma honra atuar pelo clube. No mesmo ano, ganhou uma camisa personalizada em um treino da Seleção no Ninho do Urubu.
Em 2017, reforçou o desejo em entrevistas, destacando a torcida que “não parava de cantar” mesmo em derrota. Em 2018, apareceu em uma foto segurando o Manto em sua festa de aniversário. Já em 2019, mesmo reconciliado com o Santos, admitiu à Fox Sports a vontade de sentir o Maracanã lotado em uma Libertadores.
Também naquele ano, viralizou ao comemorar o título da Libertadores vestindo o Manto Sagrado e imitar a comemoração de Gabigol.
Em 2021, aproveitou a brincadeira de 1º de abril vestindo o uniforme rubro-negro e respondeu “talvez” sobre jogar no Flamengo em um desafio no Instagram. Em 2023, durante um show no Rio, foi filmado cantando músicas da torcida e dizendo a uma criança: “Eu também sou Mengão”.
Em 2024, convidado por Gabigol, foi ao Maracanã como torcedor e acompanhou a vitória sobre o Grêmio em um camarote. Após o apito final, visitou o vestiário e gravou um recado para a torcida: “Toda sorte do mundo. Vocês merecem o máximo”.
As declarações e gestos de Neymar alimentaram especulações sobre uma transferência para o Flamengo. Em 2019, o pai do jogador visitou o Ninho do Urubu com o advogado Marcos Motta, aumentando os boatos sobre planos para o futuro. Mais tarde, Motta chegou a dizer publicamente que uma ida ao Flamengo “não era impossível”.
Em 2024, o cantor Naldo Benny, amigo do atacante, afirmou em um podcast que estava “desenrolando” a negociação e garantiu que Neymar jogaria no Flamengo. Apesar da empolgação, a diretoria rubro-negra sempre tratou o tema com cautela. O vice-presidente de futebol Marcos Braz negou qualquer conversa, dizendo que não queria enganar a torcida e classificou a ideia como “loucura” no momento, principalmente pelos custos envolvidos.
Esses episódios, das entrevistas elogiando o clube à comemoração de título como torcedor, fortaleceram a imagem de Neymar junto à torcida do Flamengo. Mesmo identificado com o Santos, ele passou a ser visto de maneira mais próxima por grande parcela da Nação Rubro-Negra.
Em 2019, torcedores brincaram pela forma que o atacante comemorou a Libertadores. As falas e gestos renderam engajamento e fortaleceram a identificação com o clube ao longo dos anos.
Mas vale destacar que Neymar perdeu a unanimidade entre torcedores rubro-negros, o que ficou claro em 2025. As especulações de um possível acerto com o Fla ao rescindir com o Al Hilal geraram reações mistas: torcedores empolgados pelo rumor, enquanto outra parcela não aprovou o negócio pelo histórico recente de lesões.
Maio/2013: último jogo contra o Fla pelo Santos antes de ir para o Barcelona.
2016: camisa personalizada no Ninho; Jogo das Estrelas com Zico.
2017: entrevistas destacando o desejo de jogar no Maracanã lotado.
2018: foto com camisa do Fla em festa de aniversário.
2019: fala à Fox Sports sobre curiosidade de jogar no Flamengo; comemoração do título da Libertadores como torcedor; post imitando Gabigol.
2021: pegadinha de 1º de abril com uniforme rubro-negro; resposta “talvez” em rede social.
2023: show no Rio cantando músicas da torcida, dizendo “Eu sou Mengão”.
2024: presença no Maracanã com camisa 10, vestiário, recado à torcida.
2025: reencontro oficial em campo após 12 anos.