Coluna do Fla
·5 de febrero de 2026
Flamengo em alerta! FERJ faz ameaça para times que descumprirem recomendação no Carioca

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·5 de febrero de 2026

A Federação Estadual de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ) emitiu um comunicado nesta quinta-feira (05) com recomendações aos times que disputam o Campeonato Carioca. A entidade exige que os clubes tenham, pelo menos, sete jogadores do elenco principal nos jogos, sujeito a retirada de premiação.
“A associação que, sem justo motivo, assim reconhecido pelo DCO da FERJ, deixar de utilizar sua equipe considerada principal, após a 3ª Rodada da Taça Guanabara, perderá o valor correspondente a totalidade de sua cota fixa mínima de direito de transmissão do contrato coletivo e, caso já a tenha recebido ou não faça jus, 16 pagará uma multa equivalente a cota mínima estabelecida para um dos clubes grandes aderente, que será revertida em benefício dos demais clubes participantes do campeonato e signatários do contrato de transmissão coletiva”, disse a FERJ.
Importante destacar que o Flamengo receberá R$ 10 milhões por participar do torneio. Além disso, a FERJ alegou que essa decisão é importante para manter os interesses comerciais da competição e respeitar os torcedores. Por fim, a entidade reforçou que os quatro grandes do Carioca ganharam mais de R$ 1 milhão por jogo na competição.
Essa é a segunda ‘cobrança’ da FERJ aos clubes do Carioca. Afinal, antes do começo da competição, a Federação exigiu que os elencos principais fossem escalados, ao mínimo, após o terceiro jogo. O Flamengo, por exemplo, cumpriu à risca, depois de encarar Portuguesa, Bangu e Volta Redonda com o sub-20. Posteriormente, nos clássicos com Vasco e Botafogo, a equipe de Filipe Luís voltou à ativa.
Flamengo e Vasco têm chances de disputar o quadrangular do rebaixamento do Campeonato Carioca. Por isso, existem especulações que os times, caso joguem a permanência na Série A, utilizem times alternativos. Então, os rivais, se necessário, terão que ter, ao mínimo, sete profissionais no elenco.
No próximo sábado (07), o Flamengo decide a vida no Campeonato Carioca. Às 21h (horário de Brasília), o Rubro-Negro encara o Sampaio Corrêa, no Maracanã, precisando a vitória. Além dos três pontos, o Mais Querido terá de torcer contra Nova Iguaçu, Madureira e Boavista.








































