MundoBola Flamengo
·12 de septiembre de 2025
Flamengo encara Juventude em Alfredo Jaconi modernizado e com melhorias no campo; entenda

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·12 de septiembre de 2025
Neste domingo (14), Flamengo e Juventude se enfrentam pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Alfredo Jaconi. A equipe de Filipe Luís terá a difícil missão de quebrar um tabu de quase 28 anos contra o alviverde no estádio, que tem sido um obstáculo para o Rubro-Negro desde 1997.
Em 2021, os clubes voltaram a se enfrentar após 14 anos em um duelo marcado pelo estado do gramado. Devido ao clima chuvoso em Caxias do Sul, a dinâmica do confronto foi prejudicial ao Mais Querido, que sofreu um gol no início da partida após um erro ocasionado pelas poças de água do campo.
Em 2025, o cenário referente ao estádio do Juventude é diferente do enfrentado pelo Flamengo há quatro anos. Desde então, o clube gaúcho tem investido na estrutura do Alfredo Jaconi, visando modernizar para o uso próprio e para receber as equipes adversárias.
Além de melhorias nos vestiários e nas arquibancadas, os refletores do local foram trocados pelo modelo LED, melhorando a qualidade dos jogos noturnos para os times, comissão técnica e transmissões das emissoras.
Contudo, a principal lembrança do torcedor rubro-negro é o gramado, por conta da derrota de 2021 e confrontos anteriores, como a última vitória no estádio em 1997. Rafael Bellei, vice-presidente de patrimônio do Juventude, revelou os processos desenvolvidos para a melhora do campo do Alfredo Jaconi.
"Temos processos bem estabelecidos para garantir o desenvolvimento adequado do gramado nas duas estações, cuidando da transição para a grama de inverno conforme o clima esfria, e revitalizando a grama de verão quando esquenta. Aplicamos tudo que há de melhor, usando como base o futebol europeu. Como nosso clima é parecido, aplicamos as mesmas técnicas para obtermos resultados semelhantes", explicou o dirigente.
Bruno Henrique em jogo entre Flamengo e Juventude no Alfredo Jaconi; jogo de 2021 ficou marcado pela água no campo - Foto: Alexandre Vidal/Flamengo
O Mengão apresenta um retrospecto negativo contra a equipe alviverde como visitante. O Flamengo não vence uma partida em Caxias do Sul desde 1997, quando superou o Juventude por 1 a 0 no Brasileirão. Desde então, o Rubro-Negro perdeu sete jogos e empatou seis.
En vivo