Coluna do Fla
·12 de septiembre de 2025
Flamengo ou Sport? Jogador do Botafogo em 1987 crava campeão brasileiro daquele ano

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·12 de septiembre de 2025
O Brasileirão de 1987 voltou a ser assunto nessa semana após o agora técnico Jorginho conceder entrevista garantindo que nunca aceitará uma proposta para trabalhar Sport. Isso porque, o tetracampeão mundial fez parte do elenco do Flamengo campeão naquele ano e não toparia vestir a camisa de um clube que tenta tirar essa conquista do Mengão. Sobre o tema, o Coluna do Fla procurou Wilson Gottardo, zagueiro do Botafogo em 87, para saber quem é, de fato, o vencedor.
— Como foi dito na época, a falta de recursos e transparência na organização do campeonato Brasileiro levou à criação de uma espécie de ‘La Liga’ paralela, a Copa União, que foi disputada pelos principais clubes do país daquele período. Não se altera regulamento dentro da competição. Pior ainda, sem unanimidade! Portanto, é preciso acatar o que foi estabelecido desde o início —, disse Gottardo, defendendo que o Flamengo é o campeão.
— É fundamental que o regulamento seja seguido pela CBF e que outras instituições (externas) não interfiram no esporte, garantindo a integridade e a justiça nas competições. Precisamos abandonar essa tendência de desrespeitar as leis e regras, permitindo que cada um crie sua própria versão e apresente como verdade absoluta. Observe o atual momento do Brasil, como está? Essa desordem —, acrescentou Gottardo, em exclusiva para o Coluna do Fla. Importante destacar que o ex-zagueiro jogou no Flamengo posteriormente e ganhou o Brasileirão de 1992.
Gottardo viu de perto o time do Flamengo de 87, que teria quatro campeões mundiais com a Seleção Brasileira em 1994, fazer história. O Rubro-Negro bateu o Internacional na grande final com Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Edinho e Leonardo; Andrade, Ailton, Zinho e Zico; Renato Gaúcho e Bebeto.
A entrevista de Jorginho agitou torcedores nas redes sociais. Se por um lado a Nação do Flamengo celebrou, por outro, no Recife, a declaração revoltou os fãs do Sport. Portanto, relembre o que o lateral do tetracampeonato brasileiro do Mengão disse em conversa com o podcast ‘Baticast’.
— Eu nunca vou trabalhar no Sport. Eu sou campeão brasileiro de 1987 pelo Flamengo. Já falei isso e os torcedores do Sport ficam com bronca. Mas é um clube que eu não tenho a menor possibilidade de ir trabalhar porque não concordo -, declarou Jorginho, antes de concluir:
— Eles tentaram me contratar duas vezes e eu disse que não ia falar que o Sport foi campeão. E eles queriam que eu falasse. Eu não posso falar uma coisa que eu vivi, que vivenciei dentro de campo. A gente (Flamengo) foi campeão. Tentaram mudar o regulamento mas a gente não aceitou de jeito nenhum -, finalizou Jorginho em entrevista ao podcast ‘Basticast, do 365 Scores’.
Sem dinheiro para organizar o Campeonato Brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que não iria promover a competição em 1987. Então, o Clube dos 13, que reunia os 13 times com maiores torcida do país, convidou mais três clubes e montou a Copa União, com 16 equipes. Assim, a entidade conseguiu grandes patrocinadores e a competição estava prestes a iniciar com muita expectativa de público e de audiência nas televisões.
Incomodada com o crescimento do Clube dos 13, a CBF mudou a postura e promoveu o campeonato sem os 16 principais times, chamado Módulo Amarelo. E a própria entidade denominou a Copa União como Módulo Verde. Porém, contra a decisão arbitrária da Confederação, os principais clubes do país recusaram a determinação imposta para que os dois campeões de cada lado se cruzassem em um quadrangular.
Portanto, Flamengo e Internacional não toparam o cruzamento com Sport e Guarani, campeões da ‘segunda divisão’. Assim, pernambucanos e paulistas ganharam dos cariocas e dos gaúchos por WO e fizeram a final entre si, com o time de Recife sendo campeão. Já o Mengão levou a melhor no embate de ‘primeira divisão’, por 1 a 0, gol de Bebeto.