MundoBola Flamengo
·30 de abril de 2025
Flamengo propõe mudança em modelo de disputa do Carioca

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·30 de abril de 2025
O Flamengo sugeriu à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) um novo modelo de disputa do Campeonato Carioca. A proposta caiu bem entre as demais equipes, que ainda vão se reunir para votar.
A ideia consiste em separar os 12 clubes que atualmente disputam a competição em dois grupos, e não mais no modelo de turno único adotado atualmente. A informação é do colunista Gilmar Ferreira.
Com seis times de cada lado, a proposta envolve fazer com que as equipes de um grupo enfrentem as de outro. Assim, os quatro melhores colocados de cada chave passarão a uma nova fase: as quartas de final.
O mata-mata começaria uma fase antes, justamente pelo fato de o Carioca ter menos datas. Nas quartas e nas semifinais, os confrontos seriam em ida e volta; na final, o título seria decidido em jogo único.
A proposta do Flamengo visa reduzir o número de datas do Carioca, principalmente por 2026 ser também ano de Copa do Mundo. Essa ideia permitiria que o Estadual fosse todo disputado em dez datas.
Isso representaria uma redução importante na contagem atual, que tem 15 datas à disposição para o Carioca. Para que a ideia seja oficializada, haverá uma votação no Arbitral da Federação.
Ainda de acordo com a informação, os clubes participantes gostaram da proposta, que será apreciada em encontro ainda sem data oficializada.
Para ser campeão do Carioca deste ano, o Flamengo entrou em campo 15 vezes: 11 na primeira fase e duas em cada rodada do mata-mata, semifinal e final. O Rubro-Negro bateu o Fluminense na decisão.
Com a Copa do Mundo próxima, a proposta do Flamengo visa enxugar o calendário e reduzir o desgaste físico dos jogadores. A equipe sofreu com lesões em 2024 e aplica um controle de carga em 2025.
Enquanto pensa em mudar o Carioca de 2026, o Flamengo foca na estreia da Copa do Brasil, nesta quinta (1º), contra o Botafogo-PB. O duelo será às 20h (horário de Brasília), em São Luís.