Gazeta Esportiva.com
·11 de noviembre de 2025
Flamengo propõe proibição de gramados artificiais no futebol brasileiro

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·11 de noviembre de 2025

A CBF vem discutindo a criação de um Sistema de Sustentabilidade Financeira (SSF) para o futebol brasileiro. Na esteira do movimento, o Flamengo enviou sua posição por escrito à comissão responsável com uma série de propostas, entre elas a proibição de gramados artificiais no Brasil.
“Os gramados de plástico devem ser eliminados imediatamente de todos os torneios nacionais profissionais. A discrepância nos custos de manutenção entre gramados naturais e artificiais provoca desequilíbrios financeiros entre os clubes e prejudica a saúde física de jogadores e atletas”, diz o texto.
O Palmeiras, adversário do Flamengo na briga pelos títulos da Libertadores e do Brasileirão, é um dos clubes que mandam seus jogos em estádios com grama artificial. O clima de rivalidade entre alviverdes e rubro-negros aumentou nesta segunda-feira, com a polêmica em torno das penas de Bruno Henrique e Allan no STJD.
No documento, o Flamengo diz estar participando ativamente das discussões para a criação de um modelo brasileiro de fair play financeiro. A ideia com a série de propostas, de acordo com o clube, é contribuir com o aprimoramento das práticas de governança e sustentabilidade.
O Clube de Regatas do Flamengo vem participando ativamente das discussões sobre o Sistema de Sustentabilidade do Futebol (SSF), um modelo brasileiro de Fair Play Financeiro, conduzidas pela comissão instituída pela CBF.
Com o intuito de contribuir para o aprimoramento das práticas de governança e sustentabilidade no futebol brasileiro, o Flamengo enviou, por escrito, sua posição detalhada à comissão responsável. O compromisso do Flamengo transcende os números, dedicando-se ao esporte, à competição justa e a um Fair Play que represente os verdadeiros princípios do futebol.
Algumas propostas apresentadas pelo Clube:
O Clube de Regatas do Flamengo continuará participando da elaboração e execução do Sistema de Sustentabilidade do Futebol (SSF), conforme a proposta da Confederação Brasileira de Futebol, e já cumprimenta a entidade pela louvável iniciativa.









































