Flamengo sofre punição da Conmebol por incidentes em jogo contra o Internacional na Libertadores | OneFootball

Flamengo sofre punição da Conmebol por incidentes em jogo contra o Internacional na Libertadores | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Coluna do Fla

Coluna do Fla

·29 de agosto de 2025

Flamengo sofre punição da Conmebol por incidentes em jogo contra o Internacional na Libertadores

Imagen del artículo:Flamengo sofre punição da Conmebol por incidentes em jogo contra o Internacional na Libertadores

Ocorrências no jogo de ida das oitavas da Libertadores renderam multa ao Flamengo


A Conmebol publicou, nesta sexta-feira (29), a punição do Flamengo por incidentes no jogo contra o Internacional, no Maracanã. O Rubro-Negro terá que pagar 10 mil dólares (R$ 54 mil na cotação atual) pelo uso de bombas e sinalizadores nas arquibancadas no duelo válido pelas oitavas de final da competição.

Em resumo, o valor será descontado dos direitos de transmissão que o Flamengo tem recebe pela disputa da Copa Libertadores da América. O Rubro-Negro respondeu pelo artigo 12.2 do Código Disciplinar da Conmebol. O clube recebeu denúncia no último dia 19, e o resultado do julgamento aconteceu nesta sexta (29).


OneFootball Videos


Apesar da situação, o Flamengo não correu risco de ser penalizado com perda de mando de campo e também não tem chance de atuar com os portões fechados por esse problema na Copa Libertadores da América. Casos de bombas ou sinalizadores nas arquibancadas rendem apenas multas.

E O INTERNACIONAL, AFINAL?

Além da punição ao Flamengo, o adversário da ocasião, Internacional, também deve sofrer punição nos próximos dias, por conta de ocorrências na partida de volta, no Estádio Beira-Rio. Na ocasião, torcedores do time da casa promoveram intensa chuva de papéis picados, que atrasaram o jogo em 20 minutos. Os porto-alegrenses responderão pelos seguintes pontos:

  • – 11.2 m (Código Disciplinar da Conmebol): Ser a causa do atraso no início do jogo;
  • – 12.2 c (Código Disciplinar da Conmebol): Acender sinalizadores, fogos de artifício ou qualquer outro tipo de objeto pirotécnico.
  • – 4.2. 13 (Manual de Clubes da Conmebol): Para todas as partidas a partir das Oitavas de Final do torneio, os estádios deverão oferecer, para a hospitalidade dos patrocinadores, uma área mínima de 400m², com infraestrutura apropriada e próxima aos assentos dos patrocinadores, que devem ser os assentos melhores posicionadas no estádio. O clube deve garantir que esses assentos sejam efetivamente ocupados pelos patrocinadores da Conmebol. O espaço para a hospitalidade deve ser cedido à Conmebol sem nenhum custo e deve estar disponível das 8h do MD-2 até as 12h do MD+1, para a montagem e desmontagem da atividade.
  • – 24 (Regulamento de Segurança): Papel Picado. Que deve ser lançado apenas manualmente. Não é permitido o uso de máquinas de arremesso de papel.

QUANDO O FLAMENGO VOLTA A JOGAR NA LIBERTADORES?

Desse modo, com denúncias e punições à parte, o Flamengo se prepara para voltar a campo na Libertadores. Isso porque, o Fla joga no dia 18 de setembro, contra o Estudiantes (ARG), pelas quartas de final, no Maracanã. No entanto, o foco no momento é o Brasileirão, competição na qual o Mengão joga neste domingo (31). O duelo é diante do Grêmio, também no Rio de Janeiro, afinal.

Ver detalles de la publicación