MundoBola Flamengo
·22 de agosto de 2025
Flamengo tem histórico esmagador contra argentinos da chave na Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·22 de agosto de 2025
Classificado às quartas de final da Libertadores 2025, o Flamengo tem caminho acessível até a decisão. O time eliminou o Internacional, e agora, encara o Estudiantes.
Acontece que a sequência também é boa. Na chave, o Mengão enfrenta na semifinal, caso avance, quem passar de Vélez Sarsfield x Racing.
Os três clubes argentinos têm retrospectos negativos contra o Rubro-Negro. A soma dos confrontos dá total soberania ao Mais Querido do Mundo. Caso a lógica se repita, o Flamengo chega a mais uma final de Libertadores.
Contra o Estudiantes, próximo adversário, são oito encontros. O Mengão marcou nove gols e sofreu cinco. Além disso, são três vitórias, quatro empates e apenas uma derrota.
O Vélez Sarsfield é um freguês mais recente, e a Nação guarda boas recordações de uma semifinal. Se voltarem a se encontrar, os times reeditam a fase de 2022.
O Vélez apareceu no caminho do Flamengo, mas os cariocas não tomaram conhecimento dos argentinos e terminaram campeões na sequência.
Foram 13 encontros ao todo, e o Flamengo bateu o Vélez Sarsfield nove vezes, empatando dois jogos e perdendo apenas dois. Com 25 gols marcados e oito sofridos, é mais um caso de domínio absoluto do Rubro-Negro.
Por fim, o Racing é o argentino que mais pode causar problemas ao Flamengo em uma eventual semifinal. O Mengão chegou a ser eliminado nos pênaltis em 2020, mas o retrospecto ainda é positivo.
Em 17 jogos, foram seis vitórias rubro-negras, seis empates e cinco derrotas. Além disso, os gols marcados também mostram o equilíbrio: 27 contra 27.
Ao todo, o Flamengo soma 18 vitórias contra os argentinos do caminho até a final. Além disso, são 12 empates e 8 derrotas.
A artilharia rubro-negra também se destaca, com 61 gols marcados, e uma defesa sólida, com 40 gols sofridos.
Como bônus, não é só nas quartas e nas semis que o Flamengo pode jogar uma mini Copa Argentina. Isso pode se consolidar ainda mais com um grande time na final.
Isso porque o River Plate é o único clube argentino do outro lado do chaveamento. A equipe enfrenta o Palmeiras, enquanto o São Paulo encara a LDU.
Dessa forma, o Flamengo pode reeditar a final de 2019, quando o eterno freguês perdeu de virada por 2 a 1.
Para o roteiro ficar ainda mais emocionante, a decisão volta a acontecer em Lima. O Monumental de U, estádio do Universitário, do Peru, foi o palco da conquista em 2019.
Ele volta a sediar a final da Libertadores podendo receber o mesmo confronto seis anos depois.
Mas é claro que o retrospecto contra o River Plate não contabiliza apenas aquela decisão histórica. Os times já se enfrentaram 18 vezes, e a soberania também é flamenguista.
São oito vitórias, quatro empates e seis derrotas. Os 29 gols marcados e 24 sofridos completam o histórico. É mais um argentino com dificuldades contra o Flamengo, que pode aparecer no caminho do time.
Com tudo isso posto, é claro que o Mais Querido do Mundo é o favorito para levantar o Tetra em 2025.
En vivo