MundoBola Flamengo
·7 de agosto de 2025
Flamengo x Mirassol: CBF escala árbitro responsável por 'show de horrores' em 2022

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·7 de agosto de 2025
A arbitragem de Flamengo x Mirassol será comandada pelo árbitro Paulo Zanovelli. A partida deste sábado (9), pelo Brasileirão, será a sexta vez que o juiz apita um jogo do Rubro-Negro, a primeira nesta temporada. E o árbitro mineiro de 35 anos já protagonizou atuações polêmicas, com destaque para o confronto entre Fla e Ceará em 2022.
Na ocasião, o Rubro-Negro recebeu a visita do time nordestino no Maracanã com a chance de reduzir a distância para o líder Palmeiras de sete para cinco pontos. Contudo, além de uma atuação abaixo do esperado do Flamengo, Paulo Zanovelli foi responsável por uma arbitragem polêmica.
Em um jogo que já estava confuso e com muitas intervenções do árbitro, Paulo Zanovelli expulsou Gabigol com o segundo amarelo nos acréscimos do segundo tempo. O atacante sofreu falta e tentou cobrar rapidamente, mas foi atrapalhado por adversário. Ele se afastou e tocou a bola novamente, com força, em direção de Arrascaeta.
Apesar do passe forte, a bola não atingiu o adversário. Mas, já sem o controle do jogo, o árbitro cedeu à pressão do time alvinegro para uma punição e aplicou o segundo cartão amarelo. Um lance prejudicial pela expulsão sem justificativa e por interromper momento de ataque do time em busca da virada.
Paulo Zanovelli perdeu o controle da partida quando expulsou Jô na primeira etapa após insultado pelo atacante. Ele começou a assinalar cada vez mais faltas e distribuiu cartões amarelos para tentar retomar a autoridade. Mas o resultado foi um jogo com 31 faltas no total, cerca de uma a cada 3 minutos se excluir os acréscimos, 12 cartões amarelos e 1 vermelho.
O árbitro de Minas Gerais também foi o responsável pela arbitragem de jogos do Flamengo contra Chapecoense (2021), Juventude (2022) e Bahia (2023), que terminaram com vitórias rubro-negras, e no empate com o Red Bull Bragantino em 2024.
Atual líder do Campeonato Brasileiro, o Flamengo precisa de uma vitória sobre o Mirassol para garantir a permanência no topo da tabela ao final do primeiro turno. O Rubro-Negro tem 37 pontos, a mesma pontuação do Cruzeiro, mas um jogo a menos que o rival mineiro. Ainda assim é importante manter a posição, até pela possibilidade de abrir vantagem caso vença a partida atrasada.
Uma vitória também seria uma resposta após a eliminação na Copa do Brasil para o Atlético-MG. A diretoria definiu Brasileirão e Libertadores como as duas prioridades da temporada e, fora do mata-mata nacional, o time terá mais pressão nas duas competições restantes.