MundoBola Flamengo
·25 de noviembre de 2025
Fluminense acerta com nova fornecedora até 2030

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·25 de noviembre de 2025

O Fluminense assinou com uma nova fornecedora de material esportivo até 2030. Depois de longos meses de tratativas, o clube fechou acordo e passará a usar uniformes da Puma na próxima temporada. O contrato com a marca alemã terá duração de cinco anos.
A primeira coleção de camisas criada pela Puma tem previsão de lançamento para janeiro de 2026. Ou seja, os atletas do Fluminense já devem estrear o novo material logo na Copinha e nos primeiros jogos do Campeonato Carioca.
Além da Puma, o Fluminense teve também reuniões com a Nike. Outras empresas até demonstraram interesse ao longo do ano, mas a marca americana, além da Puma, foram as que mais avançaram nas conversas. A Umbro, atual fornecedora, por exemplo, tentou manter a parceria, porém o plano do Flu era migrar para uma das "três gigantes" do mercado esportivo.
A parceria entre Umbro e Fluminense teve início em 2020 e chegou a ser prorrogada até o término de 2025. Durante esse ciclo, o Fluminense conquistou títulos marcantes e chegou nos maiores holofotes do planeta com a fornecedora estampada. O time conquistou a Libertadores de 2023 e disputou dois campeonatos mundiais, em 2023 e neste ano de 2025.
Assinando com a Puma, o Fluminense se junta a outros três clubes que são parceiros da fornecedora alemã. Palmeiras, desde 2019, além de Bahia e RB Bragantino, desde 2024, também são patrocinados.
Anteriormente, a Puma tinha um contrato de exclusividade com o Palmeiras no Brasil. Ou seja, a marca alemã só podia trajar o time alviverde em terras brasileiras. No entanto, os fornecedores de materiais esportivos renovaram com os paulistas em 2024 e mudaram essa clausula. Logo em seguida, a Puma fechou com o Bahia e com RB Bragantino.
Falando em dinheiro, ainda não foi revelado quanto Fluminense vai lucrar por ano com a Puma. A parte fixa destinada ao Palmeiras, por exemplo, ficar em cerca de R$ 50 milhões por temporada. Os paulistas têm contrato com a marca até o fim de 2028.
No caso do Bahia, não foi revelado, mas pode girar em torno de 10 milhões de euros por temporada (R$ 55 milhões). Esse é o valor que a fornecedora de materiais esportivos paga para equipes do Grupo City, que não o Manchester City. RB Bragantino também não foi divulgado oficialmente.
En vivo









































