Esporte News Mundo
·2 de julio de 2025
Fluminense encara mais um mata-mata pelo mundial; confira o retrospecto do Fluzão em eliminatórias internacionais nos últimos anos

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·2 de julio de 2025
— Continua depois da publicidade —
O Fluminense encara, na próxima sexta-feira (05), mais um mata-mata por uma competição internacional. Desta vez, o Tricolor joga contra o Al Hilal, pelas quartas de finais da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, às 16h00, no Camping World Stadium.
O Fluzão chega com moral, após despachar a Inter de Milão, vice-campeã da Champions League, triunfando diante da equipe italiana por 2×0.
O Fluminense venceu e convenceu, apresentando um ótimo futebol e desempenho diante dos europeus.
Apesar da ótima fase do Tricolor na competição internacional, vale ressaltar que, nos últimos seis anos, o Fluzão já passou por altos e baixos em torneios internacionais.
Desempenho do Fluminense em campeonatos internacionais, desde 2019
2019
Em 2019, a equipe brigou para não cair no Campeonato Brasileiro, mas foi avançando na Copa Sul-Americana.
Naquela edição, o Tricolor fez oito partidas, nas quais venceu quatro, empatou uma e perdeu três.
No mata-mata, o Fluminense, treinado por Fernando Diniz, eliminou o Peñarol, do Uruguai, nas oitavas de final. Mesmo perdendo no Rio de Janeiro, o Flu conseguiu avançar até as quartas, após vencer no Uruguai por 2×1. Porém, a equipe foi eliminada pelo Corinthians.
Em 2020, o Flu fez apenas dois jogos pela Sul-Americana. Empatando fora de casa por 0x0 com o Union la Calera e sendo eliminado no Maracanã, após empatar com a equipe chilena em 1×1, dando adeus ao torneio ainda na primeira fase.
O Tricolor voltou à Libertadores, onde conquistou bons resultados na fase de grupos, chegando a ganhar do River Plate, na Argentina, por 3×1, garantindo o primeiro lugar de seu grupo.
O Fluminense jogou as oitavas de finais contra o Cerro Porteno e se classificou sem grandes dificuldades.
Já nas quartas, foi novamente eliminado. Dessa vez, pro Barcelona de Guayaquil. A eliminação custou o cargo do treinador Roger Machado.
Em 2022, o Fluminense jogou a Pré-Libertadores. Na edição, o Tricolor eliminou o Millionarios na primeira fase, mas caiu diante do Olímpia, nos pênaltis, na segunda fase da competição.
Mesmo com a despedida precoce, o Fluzão teve a chance de jogar a Sul-Americana daquele ano, mas também decepcionou, sendo eliminado na fase de grupos, não chegando nem no mata-mata.
O ano de 2023, considerado por muitos o melhor ano da história do Fluminense, foi marcado pelo título inédito da Copa Conmebol Libertadores, disputado em jogo único no Maracanã, diante do Boca Junior.
Após disputa emocionante, o Tricolor conseguiu se classificar no grupo D.
Já no mata-mata, o Fluzão eliminou o Argentino Juniors, pelas oitavas de final, em outra classificação emocionante, empatando na Argentina com menos um jogador e vencendo no Maracanã por 2×0.
Nas quartas de finais, o Fluminense se vingou do Olímpia por 2022, despachando a equipe, depois de duas vitórias tranquilas, 2×0 no RJ e 3×1 no Defensores del Chaco.
O Flu, então, voltou a disputar uma semi da Libertadores, coisa que não acontecia desde 2008. Desta vez, o confronto foi diante o Internacional. A primeira partida foi 2×2 no Maracanã, com direito a um jogaço. Já a segunda, um embate que vai ficar pra sempre na memória da torcida do time de guerreiros, a vitória por 2×1, de virada, com gols no final da partida, levando a equipe até a final, contra o Boca Juniors.
Em final de jogo único, o Fluminense encarou um dos maiores times da américa do sul e se sagrou campeão inédito da Libertadores. Com o empate por 1×1 (Germán Cano e Luís Advíncula), coube a John Kennedy decidir a final na prorrogação, com um golaço, de primeira, para sacramentar o primeiro título internacional da história do Tricolor.
Ainda em 2023, o Fluzão teve a oportunidade de jogar o Mundial de Clubes, no qual eliminou o Al Ahly na semifinal e perdeu a final para o Manchester City, por 4×0.
O Fluminense conseguiu conquistar seu segundo título internacional em 2024, quando venceu a LDU na final única da Recopa Sul-Americana.
Já pela Libertadores, o Tricolor entrou para defender o título, mas não conseguiu alcançar o feito.
O Tricolor havia chegado nessa fase da competição em 2008, quando encarou o Boca Juniors e conseguiu uma vaga na decisão daquela edição. A equipe conseguiu se classificar para as oitavas, onde eliminou o Grêmio nos pênaltis.
Porém, nas quartas, o Flu foi eliminado pelo Atlético Mineiro e se despediu da competição, diante do que viria a ser o vice-campeão da Libertadores.
Neste ano de 2025, o Fluminense está disputando a Sul-Americana e aguarda o resultado de América de Cali e Bahia para conhecer o seu adversário nas oitavas da competição.
O Fluzão também disputa o Mundial de Clubes da FIFA e tenta superar a marca negativa de cair nas quartas de finais em torneios internacionais.