Fluminense ou Flamengo tiveram influência? Técnico da Portuguesa em 2013 quebra silêncio sobre ‘caso Heverton’ | OneFootball

Fluminense ou Flamengo tiveram influência? Técnico da Portuguesa em 2013 quebra silêncio sobre ‘caso Heverton’ | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Coluna do Fla

Coluna do Fla

·19 de diciembre de 2025

Fluminense ou Flamengo tiveram influência? Técnico da Portuguesa em 2013 quebra silêncio sobre ‘caso Heverton’

Imagen del artículo:Fluminense ou Flamengo tiveram influência? Técnico da Portuguesa em 2013 quebra silêncio sobre ‘caso Heverton’

Guto Ferreira, técnico da Portuguesa em 2013, falou sobre histórica polêmica


Em 2013, o Fluminense acabou rebaixado no campo. Porém, após punição da Portuguesa por escalação irregular do meia Heverton, o time paulista acabou caindo para a Série B do Brasileirão. Pelo mesmo motivo, o Flamengo também foi penalizado, ao mandar a campo André Santos, e acabou escapando graças a situação da Lusa.

Por isso, até os dias de hoje, nas redes sociais, torcedores do Flamengo e do Fluminense debatem sobre ‘qual dos dois teve interferência na escalação de Heverton pela Portuguesa para se safar do rebaixamento?’. Em entrevista ao GE, Guto Ferreira, treinador do time paulista naquele Brasileirão, enfim, falou sobre o assunto.


OneFootball Videos


O QUE DISSE GUTO FERREIRA?

Fizemos a oitava melhor campanha do returno. Chegamos para o último jogo contra o Grêmio precisando tomar oito gols de diferença para cair. E o Renato (Gaúcho) precisava de um empate. O Grêmio não vinha para o jogo. Não ia ser tonto de vir para o jogo. Nós estávamos em um momento ótimo. Aí teve a semana — na realidade, nem teve semana. Quando nós jogamos contra o Bahia, perdemos o jogo no finalzinho. O Heverton estava na partida, vai para cima do árbitro e é expulso no pós-jogo. Eu ainda fui lá atirar ele. Quando o cara é expulso, ele cumpre a automática e fica disponível de novo. Aí o departamento de futebol precisa informar quando ele vai ser julgado. Na realidade, o jurídico tem que informar ao departamento de futebol que ele vai ser julgado –, iniciou Guto.

– Nós, preocupados com a equipe, temos pessoas responsáveis por passar esses dados para a gente. Eu não tenho como ficar controlando julgamento. E naquela semana o Gilberto (atacante da Portuguesa em 2013) tinha sido punido com duas partidas. Existia a possibilidade — pelo menos foi o que venderam para nós — de a pena dele ser revertida em cesta básica no segundo jogo. Cumpriu a automática, mas precisava de um procedimento do tribunal, autorização do tribunal, revertendo essa pena. Ficou batendo nisso: tribunal, Gilberto. Com penalizações e contusões, meu elenco podia levar 20, mas dava 18 jogadores. E o Heverton, inicialmente, nem ia. Aí eu pus o Heverton, porque ninguém falou que, na sexta-feira, antes do domingo, ia ter julgamento. E também não falaram do julgamento nem do que aconteceu nele –, acrescentou.

O QUE MAIS O TREINADOR DA PORTUGUESA EM 2013 FALOU?

No campo, o Fluminense acabou rebaixado com 46 pontos. No entanto, o rival, no tapetão, acabou ultrapassando Portuguesa e Flamengo (44 e 45), respectivamente. O Rubro-Negro perdeu pontos após escalar André Santos, que pegou jogo de suspensão após ser expulso na final da Copa do Brasil e deveria cumprir contra o Cruzeiro, na última rodada do Brasileirão. Mas o lateral esquerdo entrou na partida.

– Aí, beleza, salvamos a equipe. Na segunda-feira, imediato, viajávamos para fora do país. Eu estava no aeroporto para uma festa que teve — se não me engano, numa emissora, não lembro qual exatamente. Ele me liga: “Ô, Guto, estão falando aqui que tem um clube paulista que usou jogador irregular e vai ser rebaixado. Vai perder seis pontos.” Eu falei: “Não usamos ninguém irregular. Quem que nós vamos regular?”. No outro dia, eu já estava fora do país e estoura. Aí você me pergunta que tipo de férias eu tive –, explicou Guto. – O que foi passado é que o jurídico não passou a informação para o departamento profissional. Isso foi o que nos disseram. Se eu tivesse a informação, não colocaria o jogador. Não dá para ser irresponsável. Falar qualquer coisa sobre o Heverton é responsabilidade minha. E eu respeito muito ele, respeito a instituição. Minha imagem, embora gordinha, precisa estar limpa eticamente. Foi assim que meus pais me ensinaram –, encerrou.

COMO O FLAMENGO TERIA CULPA?

Torcedores do Fluminense alegam que o Flamengo ‘pagou a Portuguesa’ para escalar Heverton. Porém, a acusação não faz sentido. Afinal, a Lusa divulgou, em uma sexta-feira, que o meia estava relacionado para a última rodada do Brasileirão.

Em resumo, já no sábado, o Flamengo encarou o Cruzeiro. O Rubro-Negro só cumpria tabela, pois não tinha mais riscos de rebaixamento. Posteriormente, no domingo, o Fluminense foi rebaixado, mas, no mesmo dia, a Portuguesa escalou Heverton e acabou punida, perdendo pontos.

Ver detalles de la publicación